Na Hora H

ESPETÁCULO “HISTERIA” CHEGA A NATAL

O espetáculo “Histeria”, com direção de Jô Soares, será apresentado em Natal no próximo domingo (30), às 19h, no Teatro Riachuelo. Trata-se de uma comédia que une psicanálise e surrealismo em única apresentação.

Um encontro inusitado e bem-humorado entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o pintor surrealista Salvador Dalí marca a trama da peça “Histeria”. No palco, Lorival Rizzo e Cássio Scapin vivem os personagens principais da montagem que conta com direção de Jô Soares.

A história se passa em 1938. Dalí visita Freud, já à beira da morte. Numa das sequencias, o pintor vai ao consultório do psicanalista – que atrapalhado por uma série de situações cômicas anteriores, encontra-se segurando uma bicicleta coberta por caramujos, com uma das mãos presa dentro de uma galocha e com a cabeça enfaixada numa espécie de turbante. Fascinado pela visão, o artista diz: “O que Dalí vê apenas em sonhos, você vive na realidade!” A ideia é colocar frente à frente a psicanálise e o surrealismo, a psiqué humana e o delírio imaginário.

O espetáculo usa a linguagem do humor para inserir o público em temáticas complexas e não cotidianas. O autor coloca “respiros dramatúrgicos” para que reflexões mais profundas possam ser feitas. O recurso busca colocar a plateia em “mais uma vertiginosa sequencia de situações hilariantes e de apelo popular. Uma grande demonstração da elaborada carpintaria teatral de Terry Johnson”.

To Top