Na Hora H

BRASILEIROS SÃO O 2º POVO MAIS BARRADO EM AEROPORTOS NA EUROPA

O número de brasileiros barrados ao chegarem a aeroportos europeus cresceu 9,5% no primeiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 923 brasileiros foram impedidos de entrar entre janeiro e março, o que coloca o país na segunda posição entre os mais barrados. No primeiro trimestre do ano passado, foram 843 pessoas.

Os dados fazem parte de um relatório da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas, conhecida como Frontex, que foi divulgado nesta semana. A agência representa os estados-membros da União Europeia e aqueles associados ao Espaço Schengen em questões de controle de fronteira. A Frontex não detalhou em que circunstâncias os brasileiros foram barrados. A maior parte das negativas ocorreu na Espanha, segundo a agência, que não especificou quantos tiveram a entrada recusada nesse país.

Em seu relatório, a agência posicionou os brasileiros em segundo lugar no ranking das dez nacionalidades que mais foram barradas nos aeroportos europeus nos primeiros três meses deste ano. Os brasileiros ficaram apenas atrás dos albaneses, que registraram 2.163 pessoas que foram mandadas de volta. Em terceiro lugar estão os colombianos, com 623 pessoas. A presença de tantos brasileiros ajudou a puxar a média de latino-americanos que tiveram a entrada recusada na Europa. Segundo a Frontex, o número de passageiros da América Latina barrados nesse semestre saltou 40% em relação ao mesmo período de 2016.

Com informações do Deutsche Welle

To Top