Castrar um animal, seja ele cão ou gato, gera muitas dúvidas para os tutores, que nem sempre ficam à vontade para realizar a cirurgia, temendo causar algum dano ao animal. No entanto, é importante entender os benefícios que a castração traz, como evitar crias indesejadas, diminuir o aparecimento de neoplasias, a marcação de território – principalmente por parte dos machos – como também a prevenção de diversas doenças como piometra (infecção de útero caracterizada pelo acúmulo de pus intra-uterino), hiperplasia endometrial cística, cistos ovarianos, pseudociese (gravidez psicológica), tumores mamários, ovarianos e uterinos nas fêmeas, tumores e hiperplasia de próstata e tumores no testículo nos machos. De acordo com o médico veterinário Fábio Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, a cirurgia é muito tranquila, assim como o pós-operatório.
Fábio Marinho está à frente do Hospital Veterinário de Natal com o seu irmão Fabrício Marinho. A dupla possui especialização nos maiores centros de veterinárias referência do País – Unesp – Jaboticabal (São Paulo) e Viçosa (Minas Gerais). Fábio Marinho fez residência em clínica médica e cirúrgica na Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais) e é mestre em clínica cirúrgica, com área de atuação em oftalmologia veterinária na Unesp Jaboticabal. Já Fabrício Marinho é PhD em clínica médica com áreas de atuação em cardiologia veterinária.
O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.