Na Hora H

LOUVRE ABU DHABI É INAUGURADO NOS EMIRADOS ÁRABES

O Louvre Abu Dhabi foi inaugurado neste sábado (11) nos Emirados Árabes. O evento contou com a presença do príncipe herdeiro Cheikh Mohammed Bem Zayed al – Nayahan e do presidente francês Emmanuel Macron. O projeto arquitetônico é assinado por Jean Nouvel, conhecido também pela tour Agbar de Barcelona, Instituto do Mundo Árabe e o Museu Quai Branly de Paris, Dentsu Building de Tóquio, Galeries Lafayette de Berlim.

O Louvre de Abu Dhabi é resultado de um acordo histórico assinado há 10 anos entre os dois países. Ele prevê o empréstimo do nome do Louvre por trinta anos, assim como a realização de exposições temporárias durante um período de quinze anos e o empréstimo de obras de arte por dez anos.

O museu, construído na ilha Saadiyat, ilha natural de 27km2, receberá nos próximos anos dois outros centros culturais de renome. Dois outros museus projetados também por arquitetos famosos. Um museu destinado à história nacional assinado por Norman Foster e o Guggenheim Abu Dhabi imaginado por Frank Gehry. Durante a inauguração, o local vai expor uma coleção de obras cobrindo todas as civilizações, todas as religiões e todas as épocas e todos os estilos.

A coleção permanente dos Emirados contará com cerca de 600 obras, das quais 235 estão expostas na abertura. Foram tomadas medidas excepcionais para garantir a segurança e a conservação das obras de arte, em um país onde as temperaturas ultrapassam 40ºC no verão.

 

Com informações do Conexão Paris

Foto: ABC News

Clique e encomende a comida do seu pet

To Top