Entrelinhas

EXPOSIÇÃO GIGIO ALMEIDA – AFROFUTURISMO POTIGUAR

Na próxima sexta-feira (23), a partir das 18h, chega à Galeria Câmara Clara (Rua Missionário Joel Carlson, 1955, Capim Macio) a nova exposição “Afrofuturismo Potiguar”, do artista visual Gigio Almeida (O Poeta dos Espaços). A exposição trata sobre as espacialidades e suas nuances, em uma espécie de reprogramação semiótica e estética dos espaços que usa dos materiais, das formas, conceitos, equipamentos, tecidos e sensações para compor territorialidades poéticas e imagéticas.

O AfroFuturismo invoca a negritude em todas as cores e integra essa herança para o jogo criativo e multicolorido, que encontra no imaginário especificamente afro uma potência e uma revolta, justo na época que uma Cibernética Cultural insurgente se vira contra e para além das estruturas de dominação com suas máquinas e gambiarras mutantes.

Com entrada gratuita, a vernissage da exposição conta com “Diálogos Criativos: Afrofuturismo como possibilidade”, que terá como convidados o Mestre Mieli Mendes, do Grupo Egbé Capoeira Angola e Educador Popular, o músico e historiador potiguar Henrique Lopes, o escritor e cientista político Lucas Fortunato, o cineasta e militante negro Herison Pedro, Ogã (Ilê Olorum) e Richardson Lenine Alencar Carvalho conselheiro estadual de promoção da igualdade racial (CONSEPPIR), ativista social, Ogan Oluwô, de Omolu, confirmado para Ogun já, pertencente a Nação Ketu, povo Yorubá, filho de mãe Isa de Nanã do Ilê Olorum.

Haverá também Sonoridades Criativas com: Daniel Necroellzee, Pedras Leão e Zé Caxangá, que convidam todos os participantes a levar seus instrumentos para fazermos uma grande Jam Session.

As obras estarão a venda! A combinar com o artista.

Geovane “Gigio” Almeida (Foto: Facebook)

To Top