
O deputado federal Rogério Marinho lançou, na última segunda-feira (7), o livro “Modernização das leis trabalhistas: o Brasil pronto para o futuro” no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal).
Antes de autografar a obra, o parlamentar apresentou uma rápida análise sobre os primeiros 150 dias da nova legislação trabalhista, com números que comprovam o avanço proporcionado ao país pela reforma da qual foi relator. Entre janeiro e março deste ano, segundo números do Caged, o Brasil gerou quase 200 mil novos postos de trabalho. Janeiro, com 77,8 mil empregos, foi o melhor dos últimos seis anos. Já fevereiro, com mais 61,1 mil vagas, foi o melhor desde 2014, enquanto março com 56 mil postos gerados atingiu seu melhor índice desde 2013. E a tendência é de números ainda melhores nos próximos meses.
Outro dado apresentado pelo deputado em sua palestra diz respeito ao distrato, modalidade criada com a nova lei que permite a extinção do contrato de trabalho por acordo entre patrão e empregado. Entre dezembro de 2017 e março de 2018, quase 40 mil acordos deste tipo foram celebrados no país.
O evento contou com a presença do primeiro vice-presidente do Sistema FIERN, Pedro Terceiro de Melo; do vice-presidente Silvio Torquato; do superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão; e do chefe de gabinete, Fernando Antonio, representando o presidente Amaro Sales de Araújo; da presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Maria Auxiliadora; do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB); dos deputados estaduais José Dias (PSDB) e Marcia Maia (PSDB); do ex-senador Geraldo Melo (PSDB); do vereador Dickson Nasser Júnior (PSDB); do presidente da CDL, Augusto Vaz; do presidente da FCDL, Afrânio Miranda; do superintendente do Sebrae, Zeca Melo; do presidente da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel; do presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, entre outros.
