Pensar o futuro, debater propostas de Governo que fomentem o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. Neste contexto, o Sistema FIERN promove o Fórum Caminhos do RN, evento no qual os candidatos ao governo do Estado apresentarão suas ideias e planos de governo. Nesta segunda-feira (20), Fátima Bezerra (PT) e Breno Queiroga (Solidariedade) foram os dois primeiros dos oito candidatos ao Governo do Estado a participar do evento realizado nos dias 20, 21 e 22, no mesmo formato do Fórum Caminhos do Brasil, que recebeu candidatos à presidência da República.
MAIS RN
Aniversariante do dia, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, disse que a preocupação do setor produtivo potiguar com a situação do Estado levou a FIERN a se colocar à disposição para contribuir com o debate de propostas importantes a retomada do crescimento econômico. Para isso, o Sistema FIERN promoveu a atualização do programa MAIS RN, com a Agenda Potiguar 2019/2022, que é entregue a todos os candidatos e discutidos durante a realização do Fórum.
O MAIS RN, explica ele, não é um programa de Governo, mas um programa de Desenvolvimento Estratégico do Estado. “Os postulantes ao Governo terão, com a entrega do MAIS RN, acesso a um mapa da mina para, se eleito, ter como reduzir as dificuldades existentes. A Agenda traz uma radiografia, um diagnóstico da estrutura do RN, em oportunidades, seus gargalos e setores que se completam na suas necessidades, além de metas, objetivos e ações”, frisa o presidente.
Durante a coletiva, ele revelou que será criado um observatório do MAIS RN, no portal da FIERN, para acompanhar a implantação das metas e propostas sugeridas na Agenda Potiguar, pelo próximo Governo. Uma das prioridades destacadas no estudo e que devem compor o programa do próximo Governo, na avaliação do presidente, é o de tornar o ambiente de negócios mais atrativo para o investimento privado, de modo a ampliar o número de empresas operando, gerando emprego e renda. O setor da indústria potiguar possui mais de 10 mil empresas industriais e emprega mais de 100 mil trabalhadores. Os números, entretanto, pondera Amaro Sales, poderiam ser melhores caso houvesse segurança jurídica e maior eficiência dos órgãos licenciadores.
Fátima Bezerra
Restabelecer o equilíbrio fiscal e garantir o funcionamento das políticas sociais, com a qualidade da prestação de serviços de segurança, saúde, educação e inclusão social. Estas foram as principais propostas apresentadas pela candidata do PT ao Governo do Estado, Fátima Bezerra, em coletiva de imprensa concedida antes da realização do Fórum FIERN Caminhos do RN, na manhã desta segunda-feira (20), na Casa da Indústria.
Para reequilibrar os gastos públicos, a candidata Fátima Bezerra defendeu cinco medidas prioritárias do programa de Governo: melhorar a capacidade de arrecadação, com ampliação de receita, sem aumentar os impostos; uma reforma administrativa para eliminar desperdícios; a repactuação do repasse do duodécimo para os demais Poderes; a antecipação de receitas, como os royalties do petróleo; e a manutenção e aperfeiçoamento do Proadi, para beneficiar também as micros, pequenas e médias empresas. Fátima disse que, eleita, terá um diálogo permanente com a Federação das Indústrias no sentido de tratar das iniciativas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Fátima Bezerra garantiu que a segurança jurídica não será negligenciada. Segundo a candidata, os órgãos ambientais devem, dentro dos “parâmetros legais”, ter uma atuação eficiente nas decisões sobre licenciamentos. Ela reconheceu que o controle das contas públicas será fundamental para o Rio Grande do Norte ter possibilidade de melhorar os serviços públicos e recompor os investimentos em infraestrutura e programas sociais. Antes de fazer um pronunciamento para os empresários e lideranças industriais, ela recebeu uma cópia do MAIS RN, entregue pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. A candidata disse que o Plano de Governo, que tem apresentado nesta campanha, possui semelhanças com o MAIS RN. Ela afirmou que vai ser necessário, como aponta esse plano, evitar gastos superiores à arrecadação, equilibrando as finanças do governo estadual.
A candidata destacou também que pretende adotar um conjunto de ações na segurança pública que permitam assegurar mais policiamento, investigação inteligente e controle do sistema penitenciário. Para a educação, a candidata afirmou ter a intenção de formar uma rede de ensino profissionalizante, em parceria do Estado, com o Sistema S e os IFRNs. Fátima Bezerra assegurou que, se chegar ao governo, estará empenhada no diálogo e nas iniciativas necessárias a garantir segurança jurídica. Quando encerrou o pronunciamento, Fátima Bezerra disse ter ficado emocionada em estar “em uma das instituições que mais podem contribuir para o desenvolvido do Estado”.
Breno Queiroga
A agenda de desenvolvimento estratégico MAIS RN, lançado pela FIERN, serve de base para o programa de Governo do candidato pelo partido Solidariedade, Brenno Queiroga. É o que afirma o engenheiro civil, em entrevista coletiva, antes de sua participação no Fórum Caminhos do RN, na tarde desta segunda-feira (20), na Casa da Indústria. A modernização da máquina pública, por meio de eliminação de desperdícios, corte de regalias e auditoria em contratos temporários e de terceirização, são os principais eixos da plataforma de Governo, apresentada a empresários industriais e convidados.
Desde a primeira versão, o estudo MAIS RN, afirma o candidato, traz um diagnóstico muito rico e bem feito. Já a nova versão, diz ele, está mais objetiva, com uma perspectiva de curto prazo com metas claras para os próximos quatro anos. Segundo Brenno Queiroga, em meio a crise financeira e fiscal que o Estado se encontra é necessário eliminar desperdícios em diversos setores do Governo, pra remanejar para serviços essenciais e investimentos públicos. Para isso, ele pretende, se eleito, já na transição de Governo iniciar a discussão junto aos demais Poderes sobre a redução e melhoria do gasto público.
As medidas de ajuste fiscal para corrigir o desequilíbrio, segundo ele, antes de alcançar os servidores, passarão primeiro pela redução da estrutura do estado, com corte de desperdícios, revisão de contratos temporários, terceirizações indevidas, contratos de cooperativas, que serão alvo de auditoria. O Plano de Governo, explica o candidato, abrange ainda ações em prol do desenvolvimento econômico e participação social, por meio de uma plataforma na internet onde a população poderá ter acesso ao programa de Governo e contribuir com sugestões. Dentre estes eixos, o programa contempla áreas como educação, saúde, segurança, turismo, infraestrutura, agricultura.
Brenno disse que o primeiro passo, caso seja eleito, será organizar a casa. “Vamos fazer uma licitação para aquisição de softwares para conhecer a realidade do governo e em seguida otimizar a máquina pública”, disse, acrescentando que esse trabalho tem como objetivo principal recuperar a governabilidade e capacidade de investimento. O passo seguinte, de acordo com o candidato, será investir em infraestrutura, o que deverá ser feito a partir do segundo ano de governo. Ele também adiantou ser favorável que o governo contraia empréstimos voltados para o investimento e não para custeio. O debate também abordou a questão da segurança pública, e o candidato acenou para que se apliquem soluções que já estão sendo utilizadas com sucesso em outros estados, como por exemplo, o estado de São Paulo.
Fórum Caminhos do RN
No mesmo formato do Fórum Caminhos do Brasil, que recebeu os candidatos à presidência da República, o Fórum Caminhos do RN propõe o debate com os candidatos ao Executivo para apresentar propostas para o desenvolvimento do Estado. Nesta terça-feira (21), às 8h e 10h, participam Dário Barbosa (PSTU) e Carlos Alberto (PSOL), respectivamente, e às 14h, Robinson Faria (PSD). Na quarta-feira (22), o Fórum recebe os candidatos Heró Bezerra (PRTB), Freitas Júnior (Rede Sustentabilidade) e Carlos Eduardo (PDT).
Confira os horários das apresentações por candidato:
Terça-feira – 21/08/2018
Dário Barbosa – 8 horas
Carlos Alberto – 10 horas
Robinson Faria – 14 horas
Quarta-feira – 22/08/2018
Heró Bezerra – 8 horas
Freitas Júnior – 10 horas
Carlos Eduardo – 15 horas