Diante do crescente índice de suicídio no Brasil, com pelo menos 30 casos registrados por dia, abraçar a causa de valorização da vida torna-se cada vez mais relevante. Segundo especialistas, o suicídio já é considerado a quarta maior causa de morte no país. No mês de setembro, o trabalho de prevenção e ajuda aos que precisam são intensificados, com a campanha Setembro Amarelo, movimento mundial incentivado pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) que tem como objetivo a defesa da vida.
No Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foi lançado o projeto “Mais Amor Pela Vida”, com a proposta de abraçar a causa e promover um ambiente mais saudável, incentivando a prática do amor, da valorização da vida, do respeito e da autoestima no enfretamento das problemáticas existenciais. Segundo a Psicóloga do Ensino Fundamental do Colégio, Magali Cabral, o suicídio é considerado um fenômeno complexo, multifacetado, que necessita da implicação de vários atores, unidos, pensando estratégias de intervenção e valorização à vida. Além de receberem as orientações no seio escolar, é essencial que os alunos recebam direcionamentos também na base familiar, que é a estrutura para toda uma sociedade.
As ações específicas do projeto serão realizadas nas terças-feiras do mês de setembro, intituladas “Terças da Vida”. Na manhã de terça-feira (4), aconteceu a apresentação do projeto para os alunos e colaboradores, com entrega de folders e fitas amarelas alusivas ao mês de prevenção. Na segunda semana, entre os dias 10 e 14, das 8h às 10h, na Capela do Colégio, a equipe do Serviço de Educação Religiosa (SER) e os Padres Jarbas e Motta estão disponíveis para confissões de toda a comunidade educativa.
Na segunda-feira (10), o Padre Fabrício ministrará a palestra “A Vida é um Dom de Deus”, às 19h, no auditório Madre Francisca Lechner, voltada à comunidade escolar, aos pais e responsáveis. Na segunda ação das “Terças da Vida”, o Padre Fabrício tem um encontro marcado com os alunos do 9º ano e Ensino Médio, professores e funcionários, das 9h às 10h, em que abordará o Dom da Vida. No domingo (16), toda a escola participará da caminhada #PonteDaVida, às 15h, na Ponte Newton Navarro. Para alegrar a todos que gostam dos ritmos, na cadência das danças, acontecerá, na terça-feira (18), a “Dança da Vida”, em um intervalo interativo com a participação da educadora física Leila Maia. Na última terça-feira do mês (25), acontecerá a escuta religiosa e psicológica, com muito acolhimento a todos os presentes.