Na Hora H

MEMORIAL DA HISTÓRIA DO RN É ABERTO NO NATAL SHOPPING

Teve início neste domingo (16), no Natal Shopping, a temporada da exposição aberta ao público do Memorial da História do RN, que conta a trajetória do voto em terras potiguares, apresenta painel sobre o período do escritor e folclorista Câmara Cascudo como deputado estadual e mostra como e porque o Rio Grande do Norte tornou-se o Estado Cidadão do Brasil, com a Lei Estadual que instituiu o Setembro Cidadão.

A exposição é uma iniciativa do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), em parceria com o Memorial da Assembleia Legislativa, com o Instituto Ludovicus e com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, dentro da programação do Setembro Cidadão.

Entre os destaques do memorial, estão paineis sobre a atuação política de Cascudo como deputado estadual, durante a Revolução de 1930. Estão expostos uma urna de ferro do início do século e painéis ilustrativos referentes à evolução do voto, como a apresentação do primeiro Título de Eleitor do Rio Grande do Norte. O memorial foi idealizado pelos fundadores do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), Jarbas Bezerra e Lígia Limeira.

Cascudo como deputado

A presidente do Instituto Ludovicus, Daliana Cascudo, que atua na preservação da memória de Cascudo, seu avô, destaca que a exposição é uma oportunidade de o natalense conhecer um pouco mais de fatos relevantes de sua história. “Para a gente é uma honra muito grande participar dessa exposição juntamente com o Memorial do Legislativo e o Instituto Histórico, e trazer para o shopping um pouco de Cascudo, que é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.

Já a vice-presidente do Instituto Ludovicus, Camila Cascudo explicou que há existia o desejo de juntar o trabalho feito pela preservação da memória do historiador e folclorista com o Setembro Cidadão. “Ele mesmo, Câmara Cascudo, dizia que ninguém era tão ‘derramadamente brasileiro’ quanto ele, ninguém era tão apaixonado pelo Brasil quanto ele, o que tem tudo a ver com cidadania. Convidamos os natalenses a conhecer um pouco das histórias pitorescas que trouxemos ao memorial, como os três dias que ele assumiu como deputado estadual”.

O Memorial da História do RN é aberto ao público e está instalado no corredor principal, no primeiro piso do Natal Shopping, no Espaço Dorian Gray, com visitações abertas diariamente entre 16h e 22h.

Confira outras atrações da programação do Setembro Cidadão, que segue até 30 de setembro:

PROGRAMAÇÃO – SETEMBRO CIDADÃO

20/09 – Quinta-feira

19h – Edição especial do evento “Quem pergunta quer resposta!”, na livraria Saraiva, no Midway Mall, com duas palestras sobre cidadania: “Educação Cidadã gera desenvolvimento social e econômico?”, ministrada pelo juiz Jarbas Bezerra; e “A educação jurídica para a cidadania sob a perspectiva Freireana”, com o juiz Zeu Palmeira Sobrinho.

21/09 – Sexta-feira

19h – Abertura do I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania

Iniciativa do PROBEC que visa reunir autoridades da Segurança Pública para apresentarem à sociedade as principais ações que estão sendo realizadas na segurança do Estado.

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN.

22/09 – Sábado

8h – I Encontro sobre Segurança Pública, Sistema Penitenciário e Cidadania

Local: Escola de Governo, Centro Administrativo do Governo do RN

23/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

25/09 – Terça-feira

8h – Sessão solene em comemoração aos três anos da Lei Municipal que criou o Setembro Cidadão em Parnamirim, na Câmara Municipal de Parnamirim.

18h – Lançamento do livro “Família e Política no RN: Alves, Maia e o suporte do Senado”, do cientista político Robson Carvalho. Local: Galeria de Artes do Fotógrafo Fernando Chriboga, no Midway Mall.

26/09 – Quarta-feira

8h às 17h – Encontro do Proler.

27/09 – Quinta-feira

14h – Exposição socioeducativa do Setembro Cidadão no Ceduc Mossoró.

Através de ações de conscientização sobre temáticas pertinentes ao exercício da cidadania, as unidades da Fundase/RN em Mossoró realizarão exposição socioeducativa de trabalhos alusivos ao Setembro Cidadão desenvolvidos pelos adolescentes das unidades.

30/09 – Domingo

15h – Ações de Cidadania para crianças, na Cidade da Criança, em Natal

Os mascotes Edu e Cidinha vão animar os pequenos na Cidade da Criança, que terá também contações de histórias, apresentações teatrais, entre outras atividades.

 

Fotos: Ney Douglas

To Top