Na Hora H

FORTE DOS REIS MAGOS FICA ABERTO PARA VISITAÇÃO ATÉ 30 DE NOVEMBRO

A Fortaleza dos Reis Magos será fechada pra visitação pública no dia 30 de novembro para dar início às obras de reforma do monumento, o mais antigo do Rio Grande do Norte. O Governo do RN reassumiu a administração e autorizou a restauração do Forte.  A ordem de serviço foi assinada no fim de outubro pelo governador Robinson Faria.

A obra, com orçamento de R$ 3,9 milhões vai contemplar a adequação às normas de acessibilidade “fazendo um resgate histórico para nossa cidade, nosso Estado e para o Brasil”, como disse o governador Robinson Faria, ao autorizar o serviço. A reforma deve ser concluída até novembro de 2019.

Em forma de estrela, o Forte dos Reis Magos foi a primeira construção da capital. A construção inaugurada em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis. Foi erguido pelos portugueses sobre recifes com cascalho de ostras, óleo de baleia, areia e pedras para proteger Natal ainda na época de sua colonização. A construção secular conserva canhões que miram o mar e é um dos principais pontos turísticos do estado. De lá se pode observar o mar aberto, a exuberância da ponte Newton Navarro sobre o rio Potengi e o manguezal repleto de caranguejos “chama-maré”.

Em 1894, o Forte dos Reis Magos deixou de ser considerado um elemento defensivo para o Exército e foi desativado em 1904, mas chegou a ser usado durante a 1ª Guerra Mundial. Passou para a guarda da Marinha no início do século XX, quando ocorreu a instalação de um farol que funcionou, também, como morada do faroleiro e sua família. Após sofrer um grave processo de degradação, o Forte foi tombado pelo Iphan, em 1949, e restaurado entre 1953 e 1958.

O Forte dos Reis Magos funciona de terça a domingo, das 8h às 16h, sendo fechado para manutenção nas segundas-feiras.

To Top