Na Hora H

NATAL SEDIA A CRUZEX 2018

Natal sedia 8ª edição do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que reunirá na base aérea militares de 13 países. A operação começou neste domingo (18) e vai até o dia 30 de novembro. Além do Brasil, Canadá, Chile, França, Peru, Uruguai e Estados Unidos participam do exercício com homens e aeronaves.

Bolívia, Índia, Suécia e Venezuela participarão como observadores. Portugal será representado por uma força especial. Representantes da Alemanha darão palestra sobre emprego do poder aéreo em missões da ONU, assim como especialistas franceses. O Reino Unido, que também seria um observador, cancelou sua presença.

O objetivo da Cruzex é propiciar treinamento e troca de conhecimentos entre os militares. Este ano, duas guerras serão simuladas: um convencional (entre dois países) e outra não-convencional, que envolve contra forças insurgentes ou paramilitares.

A Força Aérea Brasileira, anfitriã, conta com 70 aeronaves de variados tipos e também caças AF-1 da Marinha do Brasil. É a primeira vez que esse tipo de aeronave participa da Cruzex. Os Estados Unidos participam com cerca de 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. Os chilenos também trazem aeronaves do tipo, sendo, cinco caças e um reabastecedor. Ao todo, são cerca de 90 militares do Chile. Já o Peru, atua com quatro caças A-37 e quatro caças Mirage 2000, além de 100 militares. A França participa com um cargueiro C-235; o Canadá com dois CC-130J; e o Uruguai com quatro caças do tipo A-37.

 

Com informações do OP9

Foto: FAB

To Top