A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, participará nesta quinta-feira (20) da terceira edição da Ebserh Solidária, projeto instituído em 2017 com o objetivo de levar atendimento em educação e saúde fora do ambiente hospitalar, com ações de prevenção e promoção da saúde.
Este ano, em sua terceira edição, a ação terá como foco levar atendimento de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o país. A expectativa é de que sejam atendidas em torno de 1,3 mil crianças e 1,7 mil idosos, com a participação de aproximadamente 1,2 mil profissionais dos 40 hospitais vinculado à Rede Ebserh dentre assistenciais e administrativos, além da participação de alunos e residentes.
Em Natal, a MEJC realizará a ação em duas instituições: o Lar Solidário de Mãe Luiza, responsável em acolher idosos em situação de vulnerabilidade; e a Unidade de Acolhimento II, no bairro de Lagoa Nova, que abriga crianças a partir dos 7 anos de idade, vítimas de abandono ou violência, encaminhadas pela justiça.
Serão realizadas consultas médicas com ginecologistas, cardiologistas e mastologistas, além de atividades lúdicas com os idosos assistidos pelo Espaço Solidário e rodas de conversas sobre sexualidade, atividades recreativas e de beleza, além de doações de brinquedo e kit escolar para as crianças que residem da unidade de acolhimento.