Na Hora H

DAVI ALCOLUMBRE É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO

O senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, é o novo presidente do Senado. O principal adversário dele, o senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, desistiu da candidatura.

A sessão foi interrompida na noite de sexta-feira (1°) e retomada neste sábado (2), com o mesmo clima tenso que marcou o primeiro dia. Uma votação foi anulada e as cédulas foram destruídas, porque apareceu um voto além do número de senadores.

Dos nove candidatos anunciados, três renunciaram. E, assim, seis senadores disputaram a presidência da mesa: Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbe (DEM-AP), Esperidião Amim (PP-SC), Fernando Collor (PROS-AL), Regufe (sem partido) e Renan Calheiros (MDB-AL), que decidiu retirar a candidatura em seguida.

Às 18h56, o resultado: o senador em primeiro mandato Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, foi eleito com 42 votos; um a mais do que o necessário para vencer no primeiro turno. Logo depois do anúncio, Davi Alcolumbre recebeu os cumprimentos dos outros senadores no plenário e fez um discurso.

O senador agradeceu à confiança dos parlamentares, agradeceu os senadores que retiraram as candidaturas para o apoiar e, também, aqueles que concorreram. No discurso, o senador Davi Alcolumbre disse que vai apoiar as reformas que o país precisa, vai ouvir as críticas das ruas e que, no mandato dele, não deve ter voto secreto.

 

Com informações do G1

Foto: Agência Senado | Marcos Oliveira

To Top