Faleceu nesta segunda-feira (4), em Natal, o ex-deputado federal e estadual, Pedro Lucena. Ele tinha 97 anos e morreu em casa, devido a complicações de problemas renais e respiratórios
O velório ocorre na capela central do Centro de Velório Vila Flor (Av. Xavier da Silveira, 1743, Morro Branco), até as 8h30 desta terça-feira (5). O sepultamento está marcado para as 9h no cemitério Parque de Nova Descoberta.
Potiguar de coração, Pedro Lucena nasceu na cidade de Pirpirituba (PB), em 23 de outubro de 1921. Formou-se médico pela Universidade Federal de Pernambuco, exercendo também o cargo de professor universitário. Já em Natal, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Rio Grande do Norte. Foi considerado médico da pobreza durante o tempo que atuou na medicina. Também atuou como chefe do Serviço de Lepra de Natal e professor de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Depois entrou na carreira política, chegando a ser um dos fundadores do MDB no RN. Foi deputado estadual por duas legislaturas, de 1963 a 1970 (atuou como vice-presidente da mesa diretora e chegou a assumir o cargo de vice-governador do RN) e deputado federal por três, de 1971 a 1982. Foi considerado pela imprensa um dos melhores parlamentares da Câmara Federal. É de autoria o projeto contra o fumo, que teve a publicação do livreto “Os perigos do fumo”, além dos projetos da participação das mulheres nas Forças Armadas e da arborização intensa das cidades com árvores frutíferas.
O ex-deputado era viúvo de Maria das Neves Andrade de Lucena, Dona Nevinha, e deixa cinco filhos, treze netos e nove bisnetos.
