Praias, dunas, arrecifes, falésias. O Rio Grande do Norte e a sua capital, Natal, conhecida como Cidade do Sol, desperta paixão com a beleza natural e hospitalidade singular, tendo o turismo como vocação e grande potencial econômico. É com esse foco que a cidade sedia nos dias 29 e 30 de março, o 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), no Centro de Convenções.
Para viabilizar os potenciais norte-riograndenses, o evento terá estandes de municípios e produtos turísticos, palco para apresentações culturais, espaço gastronômico, mostra e comercialização de artesanato, feira de agricultura familiar, ilha de capacitação e estandes voltados para a genuína cultura potiguar.
A Argus Eventos, organizadora do Fórum e da Femptur, estipula receber seis mil pessoas durante os dois dias de exposição, entre profissionais do turismo e o público no geral. O visitante poderá conhecer detalhes dos destinos turísticos e ainda comprar pacotes promocionais para apreciar melhor o Rio Grande do Norte, além de adquirir produtos legitimamente potiguares, como queijos, manteigas, cachaças, doces de frutas, biscoitos, castanhas, entre outras delícias. E, para quem é fã de artesanato, obras de arte e quadros fotográficos também estarão à venda.
Um dos destaques é o novo espetáculo cênico-musical “Terra do Descobrimento”, de Touros-RN. Já o espaço gastronômico, situado em frente ao palco, está com cardápio variado, desde a pizza de frutos do mar ao crepe de queijo de coalho; da carne de sol ao camarão. Um dos destaques, a exemplo das edições anteriores, é o premiado restaurante Paçoca de Pilão, de Pirangi Praia, município de Nísia Floresta.
Fórum de Turismo do RN
Temas diversos, palestrantes e debatedores estão confirmados para a 10ª edição do Fórum de Turismo do RN, o principal evento de análise e discussão do turismo potiguar que acontece de forma paralela a Femptur, sendo das 14h30 às 18h30.
O painel de abertura “O RN vai decolar – como incrementar a malha aérea para Natal” vai contar com a presença de especialistas nacionais em transporte aéreo. E o pensar ecológico também é foco do encontro, através da “Sustentabilidade social como propósito”, sob o comando do diretor da InterTV Cabugi, Dirceu Simabucuru; outro painel relevante é “A importância do turismo de negócios e eventos para o desenvolvimento do RN – estratégias e desafios”, com o presidente da Unedestinos – União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos e do São Paulo Convention Visitors Bureau, Toni Sando.
Outros temas como “Case de sucesso Foz do Iguaçu”, está a cargo de Gilmar Piolla, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu – PR; além da palestra “Os impactos socioeconômicos regionais gerados pelo Vila Galé Touros”, com Jorge Rebelo de Almeida, diretor-presidente da rede de hotéis Vila Galé. E, no painel de encerramento, um amplo debate sobre “O RN na Segunda Guerra: como desenvolver esse novo roteiro turístico-cultural”. Para participar, pesquisadores, gestor de museu, um representante do SEBRAE-RN e outro do Governo do Estado do RN.
O evento conta com apoio da Prefeitura do Natal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, SEBRAE-RN, Fecomércio-RN, Banco do Nordeste, DataShow, SERHS Natal Grand Hotel e InterTV.