O mais português dos artistas brasileiros, Jayr Peny, retorna a Natal ocupando uma ala inteira da Galeria Toque de Mídias, no Complexo Iguales. Na exposição “Panóplia de Natal”, o artista apresenta ao público um universo de cores e formas, com muito sotaque potiguar. A abertura acontece nesta segunda-feira (25).
Peny é natalense, mas mora em Sintra, Portugal, há mais de duas décadas. Na mostra, há quadros de suas principais linhas de trabalho, como a “Dalírios Óticos”, inspirada no surrealismo de Salvador Dalí. O espanhol é uma das principais referências da criação do realismo mágico de Jayr Peny. Há também telas da série “Linhas e Formas”, em que figuras surgem a partir de uma linha contínua, e da “Maternidade”. No seu currículo há cerca de 50 exposições individuais, notadamente em Portugal, França, Itália e Estados Unidos, além do Brasil. Em outubro 2014, ele expôs sua obra “Cavalos Surrealistas” no Carrousel du Louvre, em Paris. No ano passado, expôs na China, durante Exposição de Pintura Lusófona.
A galeria está aberta para visitação no mesmo horário de funcionamento do equipamento, de segunda a sábado, das 10h à meia-noite.