Nosso comentário agora vem sob a visão e lentes da também procuradora aposentada, Idaísa Cavalcanti em viagem pelos países árabes, no Grupo da Arituba, tendo o privilégio de ter como guia os masteres Abdon e Teresa Gosson e participando de um grupo encantador.
O roteiro no Oriente Médio inclui Irã, Beirute, Líbano e encerrando pela rica e reluzente Dubai.
Idaísa está surpreendida com a viagem, com o grande império Persa. É visível a riqueza e história do Teerã, um país de 14 milhões de habitantes, super desenvolvido e que lhe transmite segurança. Mas, também é notável ver no semblante do povo o prejuízo das sanções impostas pelos Estados Unidos. Imperdível visitar o maior sítio arqueológico do Irã na cidade de Persépolis.
A beleza da Torre da Liberdade, monumento criado pelo Xá da Pérsia, Reza Pahlavi, há 40 anos, que, segundo ele, serviria de marco da divisão do Norte/Sul, no Teerã. E assim é vista a beleza e evolução do Norte na cidade, segundo previsão do Xá.
BEIRUTE, uma cidade linda que está se reconstruindo. Sofreu com a invasão dos sírios que hoje são 30% da população de 5 milhões. O acordo de paz entre Síria e Líbano, com a queda da fronteira, transformou Beirute. Hoje é visível novas construções serem erguidas ao lado de prédios cravejados de balas…
O melhor de Beirute é a orla deslumbrante, hotéis fantásticos, um calçadão e a Marina Zaitunay Bay, com lojas, bares e restaurantes.
No Líbano, dois bons passeios que indicam foram o Vale do Bekaa com visita e degustação de vinhos nas vinícolas. Outra parada foi a visita a Ballbek, a Cidade dos Templos, nas ruínas dos templos romanos de Vênus, Júpiter e Baco destruídas pelos terremotos há 300 anos
Idaísa está encantada com o grupo e organização da Arituba. Terei novo capítulo do final em Dubai!