Música, arte e eventos culturais foram os assuntos centrais debatidos na primeira edição de 2019 do Motores do Desenvolvimento, evento promovido pelo Sistema Fecomércio RN, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, que aconteceu nesta terça-feira (14), no Centro de Eventos João Dinarte Patriota, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa.
A abertura do seminário teve a apresentação da Orquestra de Cordas do Sesc Cidadão, projeto desenvolvido pelo Sesc RN, na Vila de Ponta Negra, formada por crianças e adolescentes, sob o comando do maestro Eugênio Graça.
Na visão do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz Queiroz, a iniciativa privada deve transformar os projetos culturais em negócios financeiramente viáveis, o que impulsiona a economia potiguar em diversos segmentos, gerando receitas e publicidade.
Durante o bate-papo que os reuniu, o diretor Regional do Sesc São Paulo e especialista em ação cultural, Danilo Miranda, e a cantora Zélia Duncan, Miranda frisou que o Sesc em todo o Brasil tem o compromisso em valorizar a cultura e a instituição acompanhou as mudanças sociais. Além disso, ele defendeu a instituição dos cortes anunciados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em cima do Sistema S.
Já o presidente da Cosern, Luiz Antônio Ciarlini, parabenizou a iniciativa de se discutir o Sistema S: “A Fecomércio RN está de parabéns por discutir esse tema dentro do Motores do Desenvolvimento, em um momento tão sensível do estado, onde todos os entes de uma forma geral tentam mobilizar recursos para desenvolver suas atividades”, disse.