Na Hora H

POTIGUAR REPRESENTARÁ O RN EM COMPETIÇÃO MUNDIAL DE QUEIJOS, NA FRANÇA

O potiguar Lucenildo Firmino vai representar o Rio Grande do Norte na 4ª edição do “Mondial Du Fromage – Et Des Produits Laitiers”, uma competição mundial de queijos que reúne representantes de 38 países e acontece na cidade de Tours, na França, entre os dias 2 a 4 de junho. Essa será a primeira vez que um queijo artesanal produzido no Rio Grande do Norte será exposto e avaliado na competição.

Lucenildo, que é conhecido como “Galego da Queijeira”, é natural da cidade Jucurutu, mas mudou para Tenente Laurentino Cruz, em 2011, para trabalhar na queijeira Serra de Santana, que pertencia ao irmão, e foi comprada por ele em 2016.

O “Galego da Queijeira” acumula nove premiações nacionais e regionais, entre elas, a medalha de ouro com o queijo de coalho numa mostra nacional promovida pelo Sebrae em 2017, uma prata com o queijo de manteiga e um bronze com o queijo de coalho no Encontro Nordestino de Laticínios (2018), além de uma medalha de prata para o queijo de manteiga num concurso nacional em São Paulo. Essa será a primeira vez que o produtor deixa o Brasil para uma viagem internacional. Atualmente, ele produz queijos de manteiga, do sertão (o queijo de garrafa) e de coalho, que é o que competirá na França.

Com informações do Mossoró Hoje

Foto: João Vital/Governo do RN

To Top