Um dos casarões antigos mais emblemáticos da região da Avenida Paulista, em São Paulo, que antes era a sede do Instituto de Física Teórica, hoje abriga o Zel Café, empreendimento do renomado criador de cavalos José Lauro Megale, do Haras Zel; localizado no município de Ouro Fino, sul de Minas Gerais. A cafeteria é a grande vitrine da marca, que é o café oficial do Mangalarga Marchador.
O Zel divide espaço com a Livraria do Comendador, das irmãs Carol e Talita Camargo, filhas de Ivo Camargo Júnior, um nome conceituado no mercado livreiro brasileiro. Já a Livraria do Comendador também é uma homenagem ao investidor José Lauro Megale; conhecido como “Comendador Laurinho”. Cavalos e café são temas presentes na livraria, além de ciência e física, em referência ao Instituto que deu origem ao complexo.
Foi no casarão da Rua Pamplona que, em 1952, a Fundação Instituto de Física Teórica iniciou suas atividades. Antes, o imóvel construído na década de 1930 era de uso residencial. Tombada pelo patrimônio histórico, a casa foi restaurada e seu terreno de 6,5 mil metros quadrados cedeu espaço para a construção de uma torre comercial de 28 pavimentos. O empreendimento teve execução da Brookfield Incorporadora e projeto do arquiteto Samuel Kruchin, da Kruchin Arquitetura.
Batizado de Praça Pamplona, o projeto de uso misto é inédito no Brasil, por aliar ciência, tecnologia e entretenimento no mesmo endereço. Além de abrigar o café, a livraria e o prédio comercial, o complexo abriga um Centro de Pesquisa do Instituto, um bosque, um mirante e o revolucionário Domo Digital, configurado para servir como teatro, cinema, palco de eventos e pequenos shows, além de funcionar futuramente como um planetário.
O café fica na rua Pamplona, 145, e abre diariamente das 7h30 às 22h30 (19h às segundas), exceto em domingos e feriados, quando opera das 8h às 17h. A livraria funciona em dias de semana das 8h às 20h.
Com informações do Businews