Na Hora H

CONHEÇA OS PAÍSES MAIS CONECTADOS DO MUNDO

A conectividade está mudando a cultura em todo o mundo e, em muitos países, a internet já é parte integral do dia-a-dia. Internet de alta velocidade, acessibilidade móvel e pagamentos sem papel-moeda impulsionam cada vez mais a economia global, e alguns países estão fortemente inclinados a esse futuro digital.

Quais países oferecem melhores serviços baseados em tecnologia de ponta? A InterNations – uma empresa de rede social para imigrantes – divulgou recentemente um relatório chamado “Digital Life Abroad” (Vida Digital em outro país, em tradução livre).

O Brasil está em 50º lugar no ranking do InterNations – dentre 68 países avaliados. Conseguir uma conexão de internet rápida em casa e um número de telefone local são os quesitos nos quais o país se sai pior, em 62º e 60º lugar, respectivamente. Em termos de qualidade de vida digital, o Brasil está abaixo de países como a Sérvia (44º lugar), a República Dominicana (45º) e o Cazaquistão (48º).

Veja alguns países altamente conectados:

Estônia – 1º lugar no ranking geral

Classificada em primeiro lugar geral na pesquisa InterNations (com primeiro lugar nas categorias de acesso irrestrito à internet e serviços governamentais on-line), a Estônia investiu pesadamente em sua infraestrutura digital desde que se tornou independente da União Soviética, em 1991. O programa governamental e-Estonia introduziu inovações como o voto eletrônico, programas de saúde e de acesso à rede bancária por meio da internet.

Scenic summer aerial panorama of the Old Town in Tallinn, Estonia

Finlândia – 2º lugar no ranking geral

Com pontuações consistentes em quatro das cinco categorias, a Finlândia ocupa o segundo lugar geral em qualidade de vida digital – e é a primeira em pagamentos sem dinheiro. O papel da internet aqui é considerado tão importante que, em 2010, o governo tornou um direito legal para todos os cidadãos terem acesso a uma conexão de banda larga. A Finlândia foi o primeiro país do mundo a fazê-lo.

Israel – 6º lugar no ranking geral

Israel fica em terceiro lugar nas categorias de acesso irrestrito à Internet e em facilidade de obter um número de celular local. O país possui um setor de tecnologia forte e inovador. Os moradores adotaram alegremente o apelido “startup nation” do país e poucos moradores não usam aplicativos sociais e de comunicação.

Canadá – 7º lugar no ranking geral

Em sétimo lugar geral, o Canadá pontua bem na maioria das categorias, particularmente na disponibilidade de serviços governamentais online e em pagamentos sem dinheiro. A vida digital tende a ser mais fácil nas grandes cidades, onde a tecnologia foi adotada mais rapidamente e os serviços de internet são mais rápidos e mais acessíveis. O acesso à internet tende a ser mais caro do que em outros países, porém, e a cobertura em áreas remotas pode ser irregular.

Coreia do Sul – 27º lugar no ranking geral

Mesmo tendo ficado em 27º no ranking geral, a Coreia do Sul está em primeiro lugar em termos de velocidade da internet doméstica – é um país que permite aos seus residentes trafegar em altíssima velocidade na web. Além de pegar o primeiro lugar em velocidade da conexão doméstica, o país também tem as maiores velocidades de internet do mundo, o que significa que opções de entretenimento de jogos a streaming de vídeo são acessíveis em qualquer lugar. O governo permite acesso à Internet relativamente aberto no país, diferente do que ocorre na vizinha China ou na Coreia do Norte. Isto levou os cidadãos da Coreia do Sul a se tornarem mais engajados civicamente.

Com informações da BBC

To Top