Dublin Castle
Cartão-postal da cidade e parada obrigatória para todos que vão a Dublin, o Castelo de Dublin é um daqueles lugares históricos e fascinantes que deixam qualquer um impressionado. Construído originalmente no século 13, o local serviu de fortaleza, prisão, casa do tesouro e da justiça e sede da administração inglesa durante 700 anos. Hoje em dia, reconstruído, ele serve como espaço para eventos e atração turística.
Malahide
Com cerca de 800 anos de história, o Castelo de Malahide já foi casa para gerações e gerações da família Talbot. Hoje, recebe inúmeros turistas que buscam saber mais de suas histórias, ansiosos por conhecer seus enormes salões e coleções privadas de artefatos únicos e mobília excepcional. Os jardins do castelo são uma atração à parte e com certeza merecem um passeio. Por lá, você encontra mais de cinco mil variedades de plantas, todas muito bem colocadas para garantir a paisagem perfeita.
Dunguaire
No famoso condado de Galway, na costa oeste da Irlanda, se encontra o intrigante Castelo de Dunguaire. O castelo, de 23 metros de altura, foi construído no século 16 como uma fortaleza e hoje é parada obrigatória para quem vai visitar os famosos Cliff’s of Moher, ou Falésias de Moher. Faça questão de ir ao local no verão, quando você pode entrar no terreno do castelo e explorar de perto seus fascinantes muros de pedra, assim como a enorme torre que elas cercam.
Cashel
Um dos pontos turísticos e históricos mais importantes da Irlanda é o Rock of Cashel, ou Castelo de Cashel, visita obrigatória para quem gosta de passeios culturais. O local serviu de moradia para os Reis de Munster, região constituída por aquilo que hoje são seis estados: Kerry, Cork, Limerick, Clare, Tipperary e Waterford, durante os séculos 4 e 11, quando a Inglaterra invadiu o reino. O lugar também é famoso pela história de que foi lá onde São Patrício teria convertido os reis ao cristianismo. Apesar de sua antiga história, pouco resta das estruturas originais, e grande parte do que se pode visitar data dos séculos 12 e 13.
Ashford
Você sabia que existem castelos espalhados por toda a Europa no qual você pode se hospedar? É o caso do Castelo de Ashford, na República da Irlanda, próximo de Galway, que começou a ser construído em 1228 e hoje conta com SPA e acomodações de luxo. O impressionante castelo medieval passou por expansões em diversos momentos da história e não é difícil notar que parte da enorme estrutura é bastante vitoriana. Ainda que você não queira se hospedar por lá, vale a pena fazer uma visita.
Blarney
A oito quilômetros da cidade de Cork, no condado de mesmo nome, se encontra o magnífico Castelo de Blarney. Construído a cerca de 600 anos atrás, o castelo guarda uma pedra, a Rocha de Blarney, que, segundo a lenda, faz quem a beija nunca mais ficar sem palavras. Faça questão de explorar suas escadas, corredores e, principalmente, seus floridos jardins. Não deixe de visitar as masmorras e uma caverna que se encontra lá perto.
Cahir
O Castelo de Cahir é um dos maiores da ilha. Construído em meados do século 12 às margens do rio Suir, é um verdadeiro tesouro a ser explorado. Hoje, ao contrário de muitos castelos irlandeses, ele fica bem no centro da cidade de Cahir, que também merece uma visita. O fascinante castelo se encontra em um impressionante nível de preservação e recebe visitas guiadas, assim como oferece incríveis apresentações audiovisuais sobre a história do lugar.
Bunratty
Localizado em Bunratty, Claire, na República da Irlanda, o fascinante Castelo de Bunratty certamente merece uma visita. Inaugurado em 1421, o lugar onde ele se encontra já é, na verdade, ocupado há mais de mil anos. Ali viveram vikings, normandos, condes irlandeses e lordes ingleses. O edifício foi restaurado em 1960 e hoje guarda uma impressionante coleção de objetos e mobília medievais. Lá dentro, você certamente vai se sentir no século 15.
Dunluce
A cinco quilômetros da pequena vila de Portrush, na Irlanda do Norte, se encontra um dos castelos medievais mais famosos do país. No topo de um penhasco, o Castelo de Dunluce garante uma paisagem dramática que vale a pena por si só. Mas você não pode deixar de se aproximar e atravessar uma pequena ponte para acessar a parte interior do forte em ruínas, capaz de impressionar qualquer um. Uma pequena estrada leva do castelo à Caverna da Sereia, uma espetacular gruta localizada no penhasco abaixo do castelo.
Ross
No coração do parque nacional Killarney, às margens do lago mais baixo da região, se encontra o Castelo de Ross. A torre, construída no século 15 como uma espécie de fortaleza, compõe uma paisagem única com tudo que está ao seu redor – e apreciá-la de fora já valeria a pena. Faça questão de visitar o lugar no verão, no entanto, pois é nessa época que ele abre para visitações e você pode subir no alto da torre e aprender mais sobre a história da região.
Fonte: MSN