Na Hora H

DEBATE NA CÂMARA BUSCA SOLUÇÕES PARA EVITAR DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM NATAL

A Câmara Municipal de Natal debateu na manhã desta terça-feira (29), em audiência pública, como combater o desperdício de alimentos na capital potiguar. Proposta pelo vereador Felipe Alves (MDB), a audiência contou com representantes de bares e restaurantes, supermercados, entidades e órgãos como a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Serviço Social do Comércio (Sesc). A vereadora Eleika Bezerra também participou da audiência.

O propositor da audiência explicou que o debate chama a atenção para o problema do desperdício de alimentos e conhecimento de iniciativas que possam ser implementadas. De acordo com o presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Artur Fontes, cerca de 10% dos alimentos são desperdiçados nos estabelecimentos porque há barreiras legais que impedem as doações diretas. “

Projetos como o “Mesa Brasil”, do Sesc, já realizam esse tipo de trabalho. O diretor regional da entidade no Rio Grande do Norte, Fernando Virgílio, explicou que o programa existe desde 2003 com mais de 300 cadastros com doadores e beneficiários. Já da parte da municipalidade, a Semtas tem um serviço de segurança alimentar e nutricional que trabalha com orientação das famílias e entidades assistidas. Além disso, dispõe de um banco de alimentos que está sendo reestruturado.

Foto: Marcelo Barroso

To Top