A partir dest quinta-feira (12), será realizada uma semana celebrativa em celebração aos 100 anos do Seminário de São Pedro. Na abertura, no dia 12, às 19h, na sede da instituição, haverá o lançamento da mostra “Casarão de Ouro: caminhos da memória”, da revista A Ordem – edição especial do centenário e de um documentário sobre a história do Seminário. A Mostra permanecerá aberta ao público, até o dia 20, na sede da instituição, situada na Av. Campos Sales, 850, no Tirol. No dia 17, será promovido o 2º Colóquio de Bens Culturais da Igreja no Rio Grande do Norte, no auditório do Seminário.
A Semana Celebrativa será encerrada no dia 19, às 17h, na Catedral Metropolitana, com a ordenação diaconal dos seminaristas Dênison Ricardo da Costa Barbosa e Gilson Klaus Barbalho. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.
A criação do Seminário de São Pedro aconteceu, oficialmente, em 15 de fevereiro de 1919, por iniciativa do segundo bispo da Diocese de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral. O prédio onde funciona, até o hoje, o Seminário de São Pedro, na Av. Campos Sales, no bairro do Tirol, foi adquirido por Dom Antônio dos Santos Cabral, que foi bispo da Diocese de Natal entre 1918 e 1922. Ao longo deste século de história, dezenas de sacerdotes foram formados no Seminário de São Pedro.
Foto: Rivaldo Júnior