Entrelinhas

EXPOSIÇÃO COM CARTAS FAMILIARES DE OSWALDO CRUZ CHEGA A BRASÍLIA

Depois de receber mais de 90 mil visitantes no Rio de Janeiro, a exposição “Do teu saudoso Oswaldo” chega ao Museu dos Correios, na Asa Sul, em Brasília. Com fotos, vídeos e cenografia, a mostra revela um lado mais íntimo e humano do cientista e sanitarista Oswaldo Cruz, a partir de correspondências pessoais trocadas com sua mulher e filhos.

As linhas traçadas por Oswaldo Cruz em papéis de carta mostram como era o cientista – figura emblemática da saúde pública nacional – para além dos laboratórios. O sanitarista revela-se um pai e marido amoroso, um viajante fascinado pela modernidade das metrópoles europeias e norte-americanas, em flagrante contraste com um Brasil assolado pela pobreza e por epidemias, e um homem que não hesitava em expor seus ódios e paixões, angústias e fragilidades.

As cartas, cartões-postais, bilhetes e fotografias pessoais do cientista que deram origem à mostra estão sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e abrangem um período que se inicia em 1889 e se estende após a sua morte, em 1917, aos 44 anos. A exposição fica em cartaz no Museu dos Correios até 15 de março de 2020. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, de 10h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, de 14h às 18h.

To Top