Na Hora H

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE COMPLETA 118 ANOS

o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, condiderado a “Casa da memória norte-rio-grandense”, celebra 18 anos de história. O local preserva milhares de documentos raros do passado e do presente do estado, tendo como objetivo preservar a memória histórica do estado. A imagem da Casa da Memória tem um duplo sentido: o da memória arquivada e o da memória histórica.

O Instituto histórico produziu uma memória histórica para o estado, elaborando a partir dela uma articulação com a memória nacional. O IHGRN foi a instituição que formulou as bases da identidade histórica do estado. Em termos atuais, a agremiação continua priorizando a preservação da memória documental e reforça a memória histórica produzida pelos seus associados, desde os primeiros anos de sua existência. O Instituto orgulha-se da herança memorial e preserva a imagem de que a agremiação é a Casa da Memória norte-rio-grandense.

É a Casa da Memória, porque efetivamente produziu-se e guardou-se, ao longo dos seus 118 anos, a memória norte-rio-grandense do perigo do esquecimento.

Com informações da Tribuna do Norte

To Top