Na Hora H

PLACA MERCOSUL: EMPLACAR CARRO ESTÁ DIFERENTE E MAIS CARO. VEJA O QUE MUDA

As placas com padrão Mercosul tornaram-se obrigatórias no Brasil no início deste ano. Todos os veículos novos, os que mudam de categoria ou os que precisam ter a placa substituída por dano, furto ou extravio deverão aderir ao novo formato.

QUATRO RODAS entrou em contato com as estampadoras licenciadas pelo Detran de São Paulo, estado com a maior frota do país, para saber qual o custo da placa Mercosul, para motos e carros, e descobriu que as empresas não estão praticando os preços sugeridos. O Detran-SP divulga para fornecedores e consumidores que “os valores máximos finais” para implantação sejam de R$ 138,24 para carros (e outros veículos que usam duas placas) e de R$ 114,86 para motocicletas (e outros veículos que usam apenas uma placa). Os desvios maiores ocorrem com os preços das placas duplas.

Emplacamento

Além da placa, o processo de emplacamento também é novo. Antes, o proprietário pagava taxa ao Detran de seu estado, que emitia o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e autorizava a confecção da placa. O departamento informava o município em que o carro seria emplacado e o dono do veículo ia até o posto de lacração.

Lá, a empresa credenciada conferia a existência da ordem de emplacamento e registrava no sistema do Detran o código de barras da placa e a numeração do lacre. A placa era instalada e a empresa confirmava a conclusão do procedimento. Agora, após o CRV ser emitido, o Detran informa o Denatran que a placa pode ser estampada.

O cidadão vai até uma empresa credenciada – disponível no site do Detran – com o registro do veículo e o código de autorização de estampagem (AE). A empresa confere se esse código está autorizado, vincula o QR Code da placa ao veículo e conclui a instalação. O solicitante realiza o pagamento das taxas diretamente com as empresas credenciadas. O Detran não realiza mais a intermediação entre o dono do veículo e a emplacadora.

Fonte: Quatro Rodas

To Top