Na Hora H

BOLSONARO AMPLIA NÚMERO DE ATIVIDADES QUE PODEM FUNCIONAR AOS DOMINGOS

O número de categorias autorizadas pelo governo de Jair Bolsonaro para funcionar aos domingos e feriados foi ampliada de 78 para 91, em portaria (nº 19.809/2020) divulgada na última sexta-feira (28), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. A decisão altera a anterior, que já havia liberado o aumento de atividades em 2019, de 72 para 78. Na época, o então secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia Rogério Marinho, havia explicado que objetivo da ampliação era fomentar a criação de mais empregos.

Dentre as atividades que poderão funcionar aos domingos estão teleatendimento e telemarketing, Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e ouvidoria, por exemplo. Além disso, atacadistas e distribuidores de produtos industrializados, bem como lavanderias comuns e hospitalares também constam na lista.

Confira os segmentos incluídos na nova portaria do governo:

  • Indústria de beneficiamento de grãos e cereais;
  • Indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios;
  • Indústria de carnes e seus derivados (abate, processamento, armazenamento, manutenção, higienização, carga, descarga, transporte e conservação frigorífica), excluídos os serviços de escritório;
  • Atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
  • Lavanderias e lavanderias hospitalares;
  • Hospitais, clínicas, casas de saúde e ambulatórios;
  • Atividades envolvidas no processo de automação bancária;
  • Teleatendimento e telemarketing;
  • Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e ouvidoria;
  • Serviços por canais digitais, incluídos serviços de suporte a esses canais;
  • Áreas de tecnologia, de segurança e de administração patrimonial;
  • Atividades bancárias de caráter excepcional ou eventual

Fonte: Agora RN

To Top