Na Hora H

SETOR AÉREO REGISTRA EM JANEIRO MELHOR MÊS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

Os dados de janeiro de 2021 do setor aéreo brasileiro foram os mais positivos desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quantidade de passageiros em voos domésticos no mês passado foi de 6,09 milhões, maior volume registrado desde março de 2020.

O levantamento da Anac mostra que o percentual médio de ocupação de aeronaves no mercado doméstico em janeiro de 2021 foi de 81,7%, redução de 4,4% em relação ao ano passado. No apurado dos últimos 12 meses, a taxa foi de 79,2%.

Segundo os dados divulgados pela Anac, mesmo com os bons números de janeiro de 2021, o setor ainda segue enfrentando desafios. Nos últimos 12 meses, foram transportados 42 milhões de passageiros domésticos, número inferior ao registrado no mesmo período de 2020.

APOIO DO GOVERNO FEDERAL – Desde o início da pandemia, o governo federal atuou para reduzir os efeitos da Covid-19 no turismo, protegendo os seus trabalhadores e os turistas. As ações envolveram iniciativas como a Medida Provisória 936, que permitiu a flexibilização de salários e jornadas de trabalho; a MP 948, que regulamentou as relações de consumo no segmento, e a MP 963, que garantiu R$ 5 bilhões à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

O Ministério do Turismo também lançou o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, que já conta com mais de 26 mil adesões. Trata-se de uma sinalização visual que identifica estabelecimentos e guias de turismo que assumiram, declaradamente, o compromisso em adotar protocolos de biossegurança para proteger turistas e trabalhadores contra a Covid-19. E, desta forma, possibilitar que a retomada das atividades turísticas ocorra de forma mais segura no Brasil.

Fonte: Ministério do Turismo

To Top