O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), lança este mês a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Rio Grande do Norte. Será realizado um Seminário dias 11 e 12 deste mês e com a publicação de uma cartilha digital e minicursos sobre o tema.
Na cartilha há um diagnóstico situacional dos atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual infanto-juvenil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com dados estatísticos do RN sobre violência sexual contra crianças e adolescente
A abertura do Seminário será dia 11 de maio com transmissão pelo canal da Sethas RN no Youtube às 9h30 com a Conferência de Abertura “O SUAS e o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em contexto de pandemia. Quais os caminhos e articulações possíveis?” com participação da secretária Iris Oliveira, Dra. Marília Cunha Fernandes (Promotora de Justiça e Coordenadora do CAOP Infância do MPRN), tendo como Conferencista o psicólogo Gilliard Laurentino, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDECA Casa Renascer e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência — UFRN. No dia 12 haverá 3 minicursos por salas na plataforma Google Doc, cujos links serão enviados a quem fez a inscrição pelo link que consta na programação no final do texto.
Programação:
Seminário Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Dia 11
Conferência de Abertura “ O SUAS e o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em contexto de pandemia. Quais os caminhos e articulações possíveis?”
Conferencista: Gilliard Laurentino, psicólogo do CEDECA/ Casa Renascer e OBIJUV/UFRN.
Mediadora: Iris Oliveira, secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS RN).
Convidada: Marília Cunha Fernandes – Promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Infância do MPRN
Transmissão: Canal da Sethas RN no Youtube
Hora: 9h 30
MINICURSOS:
Sala 1: O trabalho social proativo e preventivo no SUAS. Quais as estratégias possíveis em contexto de pandemia?
Público: Coordenações, Equipes dos CRAS e outros.
Facilitadoras:
Ms. Márcia Mansul
Psicóloga Social, Mestre em Ciências Sociais, Professora da PUC/MG, Consultora em Políticas Públicas.
Sala 2
Tema: Discussão: Estratégias de atuação para as equipes dos CREAS mediante as notificações de violência sexual de infanto-juvenil no contexto de pandemia.
Público Alvo: Coordenações e equipes dos CREAS
Facilitadora: Érica Luciana -Assistente Social, Especialista em Política Pública de Atenção à Família, tutora de Prática da UnP.
Mediadora: Elizângela Cardoso de Araújo Silva, Indígena Pankararu. Assistente Social, Doutora em Serviço Social, Coordenadora de Estudos e Projetos, SETHAS/RN
Participação – Tássio Fialho -Graduando em Serviço Social (UNIFACEX)- Estagiário da Vigilância Socioassistencial (SETHAS/RN)- Integrante do Grupo de Discussão para regionalização dos CREAS.
Discussão: Fortalecimento da articulação da rede de proteção e as atribuições dos Conselhos Tutelares e Serviços Socioassistenciais na identificação, acompanhamento e notificação dos casos de violência sexual infantil.
Público Alvo:
Conselhos de Direitos, Conselheiros Tutelares e CREAS/CRAS.
Facilitadoras:
Alexandra Silva de Lima
Graduada em Serviço Social e Direito pela UFRN
Especialista em Assistência Sócio-jurídica e Segurança Pública pela UniFacex
Mestra em Ensino na Saúde pela UFRN
Atua como Assistente Social no Instituto Santos Dumont (ANITA) e na Prefeitura do Natal.
Link para inscrição:
docs.google.com/forms/d/1eW0vCT1vOdfd-2sg8-oc9_TdZvuFh5BpYkClVtDoJ9I/edit
