Na Hora H

GRUDE DE EXTREMOZ É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO RN

O grude de Extremoz Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte por meio da lei Nº 10.903, sancionada pelo Governo do RN. A lei entra em vigor nesta quarta-feira (19), data de sua publicação no Diário Oficial do Estado

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Hermano Morais (PSB) ainda em 2019 na Assembleia Legislativa, com o objetivo de assegurar a permanência da cultura do grude, “meio de vida de muitos em Extremoz e traço marcante da nossa identidade”.

O grude é a iguaria mais popular da região, um bolinho feito da goma de mandioca, com leite de coco. A cidade também costuma comemorar a Festa do Grude, além de ter a Casa do Grude, a Praça do Grudeiro, a estátua do “Menino do Grude” e até mesmo a linha de trem urbano é conhecida como o “Trem do Grude”.

A estátua do “Menino do Grude” é um dos cartões postais mais famosos da cidade que também é conhecida como “Terra da Grude”. A Estátua fica localizada no cruzamento das Avenidas Coqueiros com Pedro Vasconcelos, no Centro de Extremoz, em frente à Câmara Municipal.

To Top