Na Hora H

GOVERNO DO RN LANÇA CAMPANHA AGOSTO LILÁS

Durante o lançamento da campanha Agosto Lilás no estado do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (5), um novo compromisso foi firmado para ampliar a rede de atendimento de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Fátima Bezerra anunciou quatro novas delegacias especializadas em atendimento à mulher, que serão construídas nos municípios de Macau, Pau dos Ferros, Assu e Nova Cruz.

As próximas medidas para implantar essas novas unidades de atendimento à mulher entram agora em fase de discussões entre as pastas de governo envolvidas. A assinatura do ato na tarde desta quinta-feira (5) abriu o Agosto Lilás, data destinada ao debate sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, em concordância com a Lei que declara agosto como o Mês de Proteção à Mulher.

O Rio Grande do Norte conta, atualmente, com cinco DEAMs – duas estão instaladas em Natal, uma em Parnamirim e uma em Mossoró. Além disso, a Grande Natal conta com o Serviço de atendimento 24h, que funciona na DEAM Zona Norte (Natal). Nos municípios onde não existem DEAMs, os atendimentos são feitos nas delegacias municipais. Nesta segunda-feira (2), foi reaberta a delegacia de atendimento à mulher no município de Caicó, região Seridó. A última instalação de uma delegacia especializada em atendimento à mulher ocorreu em 2004.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma data destinada ao debate na sociedade em relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres. A data é importante porque mobiliza a sociedade e o poder público sobre a necessidade de se engajarem no enfrentamento à violência de gênero que atenta contra a vida e integridade física das mulheres, que se configura como uma grave violação dos direitos humanos.

A iniciativa conta com articulação da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), em parceria com outras secretarias e órgãos da administração direta e indireta, bem como da rede de proteção à mulher no estado.

To Top