Na Hora H

FESTA DOS MÁRTIRES DE CUNHAÚ E URUAÇU VOLTA A TER PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL NO RN

A festa em honra dos Santos Mártires padroeiros do Rio Grande do Norte, Cunhaú e Uruaçu, volta a ser celebrada de forma presencial em 2021. Em 2020, por causa da situação da pandemia da Covid-19 no estado, o evento, que normalmente reúne milhares de fiéis, foi realizado de forma online.

Este ano, os festejos começaram desde 23 de setembro na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, e vão até 12 de outubro no bairro de Nazaré, na Zona Oeste de Natal. Confira a programação:

Festa em Nazaré

No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, a programação festiva acontece no período de 2 a 12 de outubro. No domingo (3), feriado no RN, serão celebradas três missas: às 7h, presidida pelo pároco do Santuário, Padre Fábio Pinheiro; às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha; e às 17h, presidida pelo reitor do Seminário de São Pedro, Padre Valquimar Nogueira.

Festa em Uruaçu

No Santuário, situado na Comunidade de Uruaçu, os festejos começaram em 23 de setembro e vão até 3 de outubro. No domingo, às 10h, haverá recitação do terço e bênção do Santíssimo Sacramento e, às 16 horas, missa solene, presidida por Dom Jaime.

Tanto em Nazaré como em Uruaçu, os fiéis podem participar presencialmente dos festejos, obedecendo às normas de prevenção e combate à Covid-19. Em ambos, as celebrações também podem ser acompanhadas pelas redes sociais.

376 anos

O ano de 2020 marca 376 anos do martírio que aconteceu no Rio Grande do Norte em duas datas: 16 de julho, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama, e no dia 3 de outubro, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.

Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 5 de março de 2000, e foram canonizados pelo Papa Francisco, em 15 de outubro de 2017, também na Praça de São Pedro.

To Top