Na Hora H

AEROPORTO INTERNACIONAL DO GALEÃO VAI SER TRANSFORMADO EM UM AUTÓDROMO

O Aeroporto Internacional Tom Jobim deverá receber, pela primeira vez, as feras do automobilismo nacional em outubro, quando será temporariamente transformado num autódromo da Stock Car Brasil 2021. Atualmente, o processo encontra-se em aprovação das autoridades. As informações e evidências nos foram passadas por fontes próximas da administradora do aeroporto em regime de anonimato.

A corrida automobilística está programada para 24 de outubro de 2021, mas a pista 10/28 do aeroporto, que será uma das retas do circuito, deverá ser fechada antes e depois, entre os dias 17 e 29 de outubro, a fim de que seja realizada a preparação, marcações e treinamento dos pilotos. No período, o Galeão contará com a operação centralizada na outra pista, a 15/33.

O uso do aeroporto internacional como circuito não resulta em um problema para o tráfego aéreo, uma vez que sua operação ainda conta com muita ociosidade, além do próprio desenho do aeroporto permitir que a corrida ocorra sem interferência entre as pistas de pousos e decolagens. Do ponto de vista de riscos, para que um evento como esse seja realizado, é necessário que a administradora apresente à ANAC uma Avaliação de Riscos. Dentre as ações a serem tomadas nessas ocasiões está o isolamento da área do evento do restante do aeroporto.

Corridas de carros em aeroportos não são uma novidade no mundo. Na Fórmula Indy, por exemplo, o aeroporto de Cleveland costumava ser palco de uma das etapas, produzindo imagens belíssimas dos carros correndo com aeronaves passando ao fundo. No Brasil, por sua vez, não há histórico de corridas dessa amplitude em grandes aeroportos internacionais, mas outros eventos menores de arrancadas têm usado aeroportos como pano de fundo, aproveitando-se do comprimento e largura da pista.

Confira abaixo o traçado do circuito, em laranja. A área pintada de rosa é a que permanecerá ativa para movimentação de aeronaves.

Fonte: Aeroin

To Top