Entrelinhas

RN LIXO ZERO REALIZA A 1ª SEMANA DA COMPOSTAGEM

O Coletivo RN Lixo Zero vai realizar pela primeira vez a Semana da Compostagem, que acontece entre os dias 1º e 8 de maio de 2022. O evento faz parte do calendário da Semana Internacional da Conscientização sobre Compostagem (ICAW), que vem sendo realizada desde 1995 e representa a maior e mais abrangente iniciativa educacional sobre compostagem no mundo.

No Brasil, o evento é idealizado ou mobilizado pelos embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e pelo grupo Composteiros do Brasil, e tem como objetivo incentivar as práticas e enaltecer os benefícios da compostagem para as pessoas, comunidades, empresas, instituições, governos, cidades e sociedade em geral.

Temática 2022 – Receita para Regeneração: COMPOSTAR!

Este ano o tema da Semana da Compostagem é o compostar como receita para a regeneração do solo. Importante destacar o processo circular que transforma a gestão de resíduos e proporciona solos saudáveis, uma vez que os restos de alimentos, podas, etc voltam para serem compostados e o processo é reiniciado. O composto adiciona carbono de volta ao solo, promove o controle da erosão e fecha o ciclo, evitando a perda de valiosos recursos orgânicos.

É possível realizar diversas formas de compostagem: individual em apartamentos e quintais, passando pela compostagem comunitária, coleta porta a porta em baldinhos, instalações de compostagem em grande escala e também em propriedades rurais. Este recurso fornece uma opção ecologicamente responsável para o gerenciamento e tratamento dos nossos resíduos orgânicos.

Antes de compostar, é preciso separar os resíduos

O primeiro passo é não misturar os resíduos para viabilizar tanto a reciclagem como a compostagem. A premissa básica da metodologia Lixo Zero é a separação dos resíduos em 3 frações: recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Quando acontecerá a Semana da Compostagem Brasil?

O evento acontece entre 01 e 08 de maio de 2022. No Rio Grande do Norte serão realizados eventos presenciais e virtuais. Qualquer pessoa ou iniciativa também pode cadastrar uma ação. Para mais informações é só acessar o instagram do RN Lixo Zero @rnlixozero, e a nível nacional pelas páginas do @institutolixozerobrasil, @composteirosdobrasil e @semanadacompostagembrasil.

Outras informações: Instagram: @rnlixozero

Foto-destaque: Joseli Batista

To Top