Na Hora H

IATE CLUBE DE NATAL RECEBE LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO DE OPERAÇÃO

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema concedeu, nessa quinta-feira (11), a Licença de Regularização de Operação do Iate Clube de Natal. A entrega foi feita pela chefe de gabinete do órgão, Bety Álvares, e pelo diretor técnico, Werner Farkatt, ao comodoro, Kaleb Freire, na sede do órgão ambiental.

A Licença é referente ao terreno com área total de 18.552,87 m², sendo 3.765,22 m² de área construída, com atividades sociais, esportivas e de lazer, além de um píer com 43,29 m². O abastecimento de água se dá através da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e o esgotamento sanitário é composto por quatro sistemas contendo caixa de gordura, tanque séptico, valas de infiltração e sumidouro.

Para a gestão do Idema, incentivar os empresários e instituições a adotarem este procedimento representa um ganho do ponto de vista ambiental. “A entrega desta Licença de Regularização de Operação demonstra a preocupação do empreendedor com a sustentabilidade. Isso porque, com o este licenciamento se realiza a adequação dos empreendimentos que estão operando sem licença. Com a apresentação de documentos técnicos o órgão estabelece, por meio das condicionantes, a aplicação de regras, orientações ambientais e medidas mitigadoras de possíveis danos”, esclareceu o diretor técnico, Werner Farkatt.

Dentre as condicionantes estabelecidas na licença, está que o empreendedor deverá apresentar, no prazo máximo de 90 dias, o Plano de Emergência Individual (PEI), conforme orientação descrita no Conama 398/2008, uma vez que a mesma dispõe de diretrizes para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, originados em marinas, clubes náuticos e instalações similares, e, também deverá apresentar no mesmo prazo, um novo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), incluindo no documento o destino dado ao material filtrado das piscinas e ainda o volume produzido, sua classificação, armazenamento, transporte e destinação de todos os resíduos oriundos do Iate Clube de Natal.

Iate Clube

Localizado no bairro de Santos Reis, o Iate Clube de Natal tem como principal atividade o incentivo da prática do iatismo na cidade. Foi inaugurado em janeiro de 1952 e desde então vem sendo um centro desta atividade na cidade. O clube nasceu a partir da ideia de um grupo de esportistas e ficou conhecido na cidade inteira.

Localizado à beira do Rio Potengi, o Iate Clube conta com área social, piscina, deck panorâmico, restaurante, quadras de esporte, garagem para mais de 100 embarcações, além de um espaço que conta a história do local com fotos, vídeos e materiais dos primeiros anos de funcionamento.

To Top