Na Hora H

BANCO DO NORDESTE EXPÕE ACERVO PRÓPRIO DE ARTISTAS POTIGUARES NA PINACOTECA DO ESTADO

O Banco do Nordeste abriu, no último sábado (20), na Pinacoteca do Estado, a exposição Coleção Potiguar: Novas Obras, com acervo adquirido recentemente junto a artistas plásticos norte-rio-grandenses. Alcino Fernandes, Ian Rassari, Isaias Ribeiro, Lorena Santos, Osani, Luiza Fonseca, Jean Lopes e Jefferson Campos assinam as peças. A mostra traz, ainda, uma tapeçaria do acervo do BNB feita há 50 anos por Dorian Gray, falecido em 2017.

A exposição de Natal está inserida em um circuito que vem sendo realizado em todos os estados de atuação do Banco do Nordeste. A iniciativa integra a programação dos 70 anos da instituição, comemorados no dia 19 de julho. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 30 de setembro, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Além da classe artística, clientes e parceiros do Banco do Nordeste estão entre os convidados para a abertura do evento. As obras que compõem a mostra foram adquiridas recentemente e serão incorporadas ao acervo geral da instituição, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

“A história do BNB se relaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Investir na aquisição de obras contemporâneas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira pelo olhar do Banco do Nordeste. E estamos dividindo isso com o público”, diz a consultora cultural Jacqueline Medeiros, que assina a curadoria da exposição com Gustavo Wanderley.

O acervo do banco está catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança. Já fazem parte do Acervo Banco do Nordeste importantes artistas potiguares, como Marcelo Gandhi e Zaira Caldas, além do já citado Dorian Gray.

Artistas:
Alcino Fernandes
Ian Rassari
Isaías Ribeiro
Jean Lopes
Jefferson Campos
Lorena Santos
Luíza Fonseca
Osani

To Top