Na Hora H

ARTISTAS POTIGUARES GANHAM ESPAÇO EM NOVA EXPOSIÇÃO NA PINACOTECA

Com um acervo composto por 1.210 peças de arte, sendo 85% delas de autores regionais, o Banco do Nordeste abriu no último sábado 20 na Pinacoteca do Estado a exposição “Coleção Potiguar: Novas Obras”, que apresenta as mais recentes obras adquiridas pela instituição.

O conjunto adquirido é composto integralmente por obras de artistas plásticos norte-rio-grandenses, sendo eles: Alcino Fernandes, Ian Rassari, Isaias Ribeiro, Lorena Santos, Osani, Luiza Fonseca, Jean Lopes e Jefferson Campos.

A revista Cultue conversou com dois dos artistas selecionados, que relataram a felicidade em participar dessa mostra e a importância de um evento desse porte para a cultura no Rio Grande do Norte.

“Para mim foi uma sensação única e incrível! Foi a primeira vez que entrei na Pinacoteca do RN, juntamente com o feito da primeira exposição com minha arte em Natal. Sinto que isso tudo tem um grande valor significativo para mim, por vir lá do interior do estado, representando a cidade de Acari, foi ainda mais apreciável. Com certeza foi e está sendo sem dúvidas uma oportunidade e experiência imensurável”, relatou a artista visual Osani.

Para o também artista Ian Rassari “é uma sensação que está entre um formigamento e um arrepio. É surreal. Lembro de quando vi a obra pronta pela primeira vez. Lá na pinacoteca mesmo durante a montagem da exposição. Eu nem sabia o que dizer. É uma honra ter este tipo de reconhecimento do meu fazer artístico, num lugar público e que está aqui para celebrar a arte do nosso povo.”

A exposição de Natal faz parte de um circuito que vem sendo realizado em todos os estados de atuação do Banco e foi curada coletivamente por Jacqueline Medeiros e Gustavo Wanderley. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 30 de setembro, de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

As obras de arte que não estão em exibição encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança. Já fazem parte do Acervo Banco do Nordeste importantes artistas potiguares, como Marcelo Gandhi e Zaira Caldas, além de Dorian Gray, falecido em 2017, que terá uma tapeçaria de sua autoria exposta.

To Top