Na Hora H

SESC RN DIVULGA CALENDÁRIO DE AÇÕES PARA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A campanha nacional do Setembro Amarelo começou em 2014, no intuito de promover, anualmente, ações de conscientização, cuidados e atenção ao suicídio no Brasil. Este ano, reafirmando mais uma vez o compromisso com esta campanha, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), realizará diversas atividades ao longo do mês em todas as unidades da instituição abordando a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

Uma das principais ações da campanha é a realização da blitz educativa, com distribuição de adesivos e panfletos abordando o tema. O objetivo é trazer orientações para um diálogo saudável, com dicas sobre quando e como ouvir, além de incentivos para quem está passando por momentos difíceis se abrir para falar. As blitzen acontecem na capital e no interior, nas cidades de Tibau, Caicó, Mossoró, São Paulo do Potengi e Nova Cruz.

Para as duas cidades mais populosas do estado, Natal e Mossoró, a campanha também contará com aulões de danças fitness abertos para a população. Para participar, basta chegar no local no horário e dia marcado vestindo roupas amarelas. Na capital, o aulão será no dia 14 de setembro, às 18h, na quadra de esportes do Sesc Zona Norte. Já em Mossoró, a ação acontece no dia 16, às 19h, no Sesc Mossoró. Para os mossoroenses, o evento também marcará o início da Semana Move, ação nacional de incentivo às atividades físicas.

Não tenha vergonha de buscar ajuda

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil, são reportados cerca de 12 mil casos de suicídio todos os anos, com quase 96,8% relacionados aos transtornos mentais, e a depressão entre as principais causas.

Mesmo com tamanha relevância, o assunto ainda é visto como um “tabu” levando muitas pessoas a não falarem a respeito do tema. Por isso, o Setembro Amarelo foca na importância do diálogo aberto e sem julgamentos, incentivando as pessoas que estejam passando por momentos de crise a buscarem ajuda.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso e pode ser acessado através do portal: www.cvv.org.br.

To Top