O metabuscador de viagens Kayak divulgou na última semana uma pesquisa que indica que os brasileiros estão interessados em viajar dentro do próprio país em 2023.
Dentre os dez destinos mais buscados para este ano, oito estão no país – seis se localizam no nordeste – e apenas dois são no exterior, Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires, na Argentina.
Em relação a buscas por hospedagens para o mesmo período, os dez destinos são nacionais, dentre eles, oito estão no litoral brasileiro, sendo Ubatuba (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Bombinhas (SC) as três cidades onde os brasileiros mais procuraram por hospedagens.
Segundo o levantamento do Kayak, São Paulo continua sendo destaque dentre os mais buscados, ficando na primeira posição do ranking para o ano de 2023, seguido por Rio de Janeiro e Recife.
Já o Zarpo, agência online de viagens, realizou uma pesquisa para mapear quais os destinos nacionais e internacionais que as pessoas gostariam de conhecer em 2023, e então o resultado já foi bem diferente, ficando quase empatado entre destinos nacionais (47,9% dos participantes) e destinos internacionais (50,3% dos participantes).
Entre os destinos nacionais, o Zarpo fez uma lista com os Top 10 e os mais mencionados foram: Natal (RN) em primeiro lugar, seguido por Gramado (RS), Maceió (AL), Fernando de Noronha (PE), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Jericoacoara (CE), João Pessoa (PB), Maragogi (AL) e Penha (SC).
A pesquisa revelou que foram citadas 59 cidades brasileiras, sendo 26 da região Nordeste, 12 do Sudeste, 10 do Sul e o restante dividido entre as outras regiões.
Já o país com mais citações foi o Estados Unidos, que também teve Orlando, destino turístico famoso especialmente pelos parques temáticos da Disney e Universal Studios, liderando a lista de cidades fora do Brasil citadas na pesquisa.
Destinos americanos representaram 12% das respostas. Depois dos Estados Unidos, os outros países mais citados foram: Portugal, Itália, Chile, Argentina, Espanha, Grécia, México, França e Canadá.
Para o Country Manager do Kayak no Brasil, Gustavo Vedovato, a constatada preferência dos brasileiros por viagens a destinos nacionais em 2023, é uma excelente notícia para o turismo brasileiro.
“A disposição dos brasileiros para conhecerem as cidades brasileiras em 2023 pode estar relacionada com a elevação dos custos para viagens internacionais, principalmente causado pelo preço elevado do combustível e a desvalorização do real frente ao dólar. Por outro lado, esta é uma ótima oportunidade para o mercado brasileiro de turismo, que tem a chance de se preparar para receber os visitantes”, destaca Vedovato.
Fonte: CNN Brasil