No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), às 14h, o Carrossel da Leitura abre sua temporada 2023, com a presença de contadores de história e escritores, no Centro Social que fica na praça principal de São José do Mipibu. Está programada uma tarde inteira de atividades com alunos e professores da rede pública do município.
O Carrossel irá girar por 10 cidades levando em cada edição, três autores de literatura infantil e um contador de histórias. Para São José de Mipibu estão confirmados a contadora de historias Ana Leopoldina e os escritores Araceli Sobreira, Drika Duarte e Manoel Cavalcante. “Será minha estreia no Carrossel de Leitura, coração a mil. Além de ser minha primeira atividade no projeto, será em São José de Mipibu, cidade onde minhas obras já são trabalhadas há algum tempo a partir do trabalho de mediadoras de leitura entusiasmadas com a causa. Tô aqui num pé e noutro.” Falou satisfeito o premiado potiguar, autor de 13 livros e 23 folhetos de cordel.
O Carrossel teve início em 2019 com o objetivo de promover o interesse pela leitura e fomentar a circulação, apreciação e distribuição de obras potiguares voltadas para a literatura infantil. A ação é realizada por meio de encontros interativos com autores, eventos formativos e distribuição gratuita de livros para crianças e bibliotecas das Escolas Municipais e Estaduais do Rio Grande Norte.
Em sua primeira edição, o projeto levou escritores e suas obras para Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macau, Caicó e Mossoró. Foram distribuídos gratuitamente 800 livros, contemplando mais de 5 mil estudantes . “Este ano, aumentaremos ainda mais o numero de cidades, mais alunos serão beneficiados e distribuiremos 1000 livros. Propor ações de fomento a leitura potiguar é o que nos move, é o que nos faz acreditar que estamos de fato colaborando para a formação de futuros cidadãos mais conscientes da importância da leitura e da valorização de suas raízes.” Relatou um dos coordenadores do Projeto, o editor Cleudivan Jânio.
O projeto é puro movimento e continuará a movimentar a leitura por onde passar, com as obras que ficarão expostas em um uma estante móvel que será doada para cada escola – o Carrossel da Leitura Itinerante – Escritor Junior Dalberto – em homenagem a um dos idealizadores do projeto que morreu vítima da Covid. Além das ações do evento literário, será desenvolvido um ciclo de 10 oficinas formativas (3 presenciais e 7 no formato online) para os educadores e mediadores de leitura de cada região.
Na última terça-feira (11), foi realizada a primeira atividade de 2023 do Carrossel da Leitura, com a oficina ministrada pela escritora Araceli Sobreira sobre LITERATURA POTIGUAR E O LETRAMENTO LITERÁRIO – CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA. O encontro aconteceu de forma virtual pelo youtube do projeto e trabalhou a mediação pedagógica de textos literários, exclusivamente de autores potiguares, tendo como público alvo os professores do ensino infantil e fundamental. “Sou professora e trabalho na educação infantil, nos municípios de Nisia Floresta e Várzea /RN. Soube da oficina e estou aqui atenta para participar.” Comentário da professora Maria José Tavares de Lima que acompanhou da sua cidade a oficina.
O projeto Carrossel da Leitura conta com patrocínio da Cosern, por meio da Lei Câmara Cascudo. A próxima cidade que receberá a ação literária será Nisia Floresta, no dia 20 de abril. Inscreva-se no youtube ( carrosseldaleitura2420) siga as redes sociais do @carrosseldaleitura, convide os professores para conhecer o Projeto e ajude a literatura potiguar a girar!