O artista potiguar Lameck, que é radicado na França, virá ao Brasil para uma série de apresentações no Rio de Janeiro no mês de maio. No dia 5 de maio ele se apresenta no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro e no Teatro Municipal Ruth de Souza; no dia 21 de maio no Centro Cultural Casa de Angola na Mooca; e no dia 27 de maio no Centro Cultural Vila Madalena, na Vila Madalena. Saiba mais sobre o artista:
Início
O contato com a música veio do seio familiar. No Rio Grande do Norte, na cidade de Acari, ainda criança ele tira suas primeiras notas no violão. A música nordestina e a africana coabitavam em harmonia na casa de seus pais, cuja as origens brasileira e angolana o permitiram ouvir de Genival Lacerda a Carlos Burity passando por Pepe Kalle a Alceu Valença, influenciando sua formação musical, levando o adolescente a suas primeiras composições, que no retorno a São Paulo foram aprimoradas com estudos
no conservatório Villa Lobos.
Já morando em Paris, cursa a faculdade de musicologia na Paris 8, e estuda no conservatório Erick Satie no 7eme. Essas influências e estudos deram origem a quatro álbuns, que tiveram seu lançamento e respectivas tournées na França, Inglaterra e Suíça.
Universo
Ele extrai da fonte das “claves” bantu angolanas e brasileiras para criar um som único. Uma música que reúne as bases ancestrais preservadas mas redecoradas, e sem limites continua a explorar novos horizontes.
Novo projeto
Lameck é o nome desse novo projeto solo. Co-produzido com o Julien Clarac “multi-instrumentista e arranjador”. Este EP concebido um pouco antes da pandemia, marca uma profunda mudança estilística influenciada pela Indie pop, e a exploração rítmica de sons e samples dos anos 80.
Discos
Influenciado por Gilberto Gil e mais particularmente por Joao Bosco a quem homenageia no seu primeiro EP “Emboscologia” lançando em 2010. Este primeiro disco tem 6 músicas incluindo uma em francês e foi amplamente aprovado pela France Culture, FIP, RFI, mas também pelas revistas Vibrations e Mondomix.
“Passos de ontem”, das 6 faixas que descobrimos no EP “Emboscologia” juntam-se 5 novas musicas compostas na continuidade do 1º opus que transita num universo World
Pop. Entre outras coisas, descobrimos um duo com o artista angolano Lulendo, uma homenagem às suas origens angolanas.
Bebe na fonte de “claves” (padrões rítmicos) ancestrais bantuitas, originarias de Angola pra criar uma musica cujo desenvolvimento harmônico deve tanto ao samba e
mpb quanto ao jazz e funk.
Shows
Lameck já se apresetou na França em locais como o Maroquinerie, Studio de L’Ermitage e Sunside, em Paris; La Fraternelle, em Jura; Estivale de Montrouge, Théâtre Jacques Coeur, em Bourges; e Guinguette Alriq, em Bordeaux. E na Suíça fez shows no Festival de Montreux; no Moods, em Zurich; e Théâtre de L’Orangerie, em Genève.
Saiba mais:
Site oficial: www.lameckmusic.com
Spotify: spotify.link/mIOKDgzmfzb
Instagram: @lameckmusic
Facebook: lameckmusic
E-mail: lameckmusic@gmail.com
Telefone: (+33 6) 2123-3229.
Fotos: Richard Pak | Claire Petavy