A Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) lançou uma nova coleção bibliográfica: o “Acervo 2030”. Resultado da fusão do Acervo Miguel Josino com o Clube do Livro, o novo acervo vai disponibilizar a modalidade de empréstimo domiciliar aos usuários internos e externos do tribunal.
Estão disponíveis livros de ficção, que são focados em literatura informativa e de lazer e fazem parte do Clube do Livro do TRT-RN. Além desses títulos diversos, o Acervo conta com 2 mil obras pertencentes à biblioteca pessoal do ex-procurador Miguel Josino Neto, doados por seus familiares, após seu falecimento. São títulos ligados ao Direito.
A nova coleção oferecida pela Biblioteca do TRT-RN atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 16 da Agenda 2030 da ONU de ‘Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis’.
Desde 2021, a Biblioteca do TRT-RN é um espaço temático, que preserva tanto as características de uma biblioteca especializada como incorpora as propriedades de uma biblioteca pública, com um acervo diversificado. Assim, para usufruir do Acervo 2030, os usuários devem realizar cadastro na Biblioteca.
Os leitores externos e os internos (magistrados, servidores e estagiários) podem tomar emprestadas até quatro obras, por um período de 21 dias, com possibilidade de renovação, se não houver reserva.
A Biblioteca do tribunal pede, ainda, que as pessoas que desejam contribuir com o Acervo 2030 realizem doações de livros. Entre em contato com o setor e-mail biblioteca@trt21.jus.br ou pelos números 4006-3126 ou 4006-8127 e colabore com a ampliação do Acervo.