Na Hora H

WHATSAPP COMEÇA A LIBERAR ENVIO DE FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO

Finalmente, o WhatsApp permite enviar fotos em alta resolução no Android. O Canaltech encontrou a opção de qualidade elevada disponível na versão 2.23.12.78 do mensageiro (estável), atualmente em distribuição para todos os usuários.

Assim como previsto no WhatsApp Beta, as opções de qualidade aparecem no topo da tela, num botão ilustrado com a sigla “HD”. Ao tocar sobre ele, o app exibe a bandeja “Qualidade da foto”, em que é possível alternar a propriedade do envio de “Qualidade padrão” para “Alta definição”.

O envio de fotos em alta resolução, porém, não é totalmente livre de compressão. Conforme apurou o CT, as mídias estão limitadas à resolução 3120 x 4160 pixels e ainda são aplicados ajustes na iluminação para reduzir o tamanho do arquivo. Apesar disso, é um salto significativamente grande em comparação à “Qualidade padrão” que possui resolução 1200 x 1600 pixels.

Os envios em alta definição do WhatsApp exigem mais internet para serem concluídos e, provavelmente por conta disso, é necessário optar pelo envio em HD a cada foto. No chat, as capturas enviadas ou recebidas em alta são identificadas com uma tag “HD” no canto do balão.

Distribuição gradativa

Por enquanto, o WhatsApp ainda não se manifestou oficialmente sobre a novidade, portanto é possível que a distribuição aconteça de forma gradativa. O Canaltech entrou em contato com o WhatsApp para obter mais informações sobre a distribuição da novidade e este texto será atualizado assim que houver um posicionamento da empresa.

Segundo informações da Play Store, a atualização 2.23.12.78 é distribuída desde 20 de junho de 2023, então já deve estar disponível para a maioria dos usuários.

Fonte: Canaltech

To Top