O Sistema FIERN marcou presença no GO!RN, que se encerrou no último sábado (4), no Centro de Convenções de Natal. Um dos destaques da participação no sábado foi o Fórum Nordeste de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS), com a apresentação de trabalho em grupo por eixos sobre Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto: Desafios e Perspectivas; inserido no eixo 3 do CENIS, com a abordagem em ‘Fortalecimento das Organizações Intermediárias’, coordenado por Susie Macedo, coordenadora executiva da COINCITEC-FIERN.
A coordenadora explica que, para a Comissão Temática de Inovação e Tecnologia da Federação (COINCITEC), o evento GO!RN 2023 consagra um grande trabalho de planejamento, engajamento e articulação macro e estratégica do ecossistema de inovação, no qual a COINCITEC-FIERN integrou-se à mais de 40 instituições co-rrealizadoras e atuantes nos movimentos de inovação potiguar.
“Com compromisso permanente nas temáticas inovação, ciência e tecnologia foram marcos fortes e decisivos, o evento foi realizado com primazia através de apoios, mobilização e sensibilização dos diversos atores, resultando em ações orquestradas de forma plena e exitosa”, diz Susie Macedo.
Durante o sábado, no Palco do HUB de Aceleradoras, à tarde, o Sistema FIERN participou da apresentação do ‘Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo Inovador e Startups do RN 2023’ e do painel ‘Oportunidades e Tendências nos segmentos de TICs e Startups’, com Susie Macedo, coordenadora executiva da COINCITEC; o empresário Flávio Dantas, presidente da EPTec; Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque; e Carlos von Sohsten, gestor do Projeto de Startups do SEBRAE/RN.
Susie destaca que a edição 2023 do GO!RN fica como marco divisor de compartilhamento e avanços tecnológicos. “Destacamos a estrutura física robusta, com seus espaços temáticos específicos das comunidades de empreendedores e de tecnologias, instituições empresariais, parques tecnológicos, universidades, incubadoras, desenvolvedores, games digitais, empresários juniores, negócios de impacto social e healthtechs, conhecimentos e experiências, práticas de gamificação com muitos desafios, que de modo concomitante promoveram inúmeras oportunidades e ambientes de conexões, que com certeza abrem portas para novos empreendimentos e desafios a favor do desenvolvimento e crescimento do estado do RN”, conclui Susie.
Legislação
Já no palco Impacto Social, o Sistema FIERN participou do painel ‘O Papel da Legislação no Fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação’, com participação de Helen Buonora, do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI/FIERN) e também da COINCITEC, além de Joanna Guerra Secretária de Planejamento (SEMPLA) da Prefeitura do Natal e Cinthia Freitas, diretora da Agência UERN Inova.
Helen Buonora explica que, no painel, foi debatido como tem sido trabalhadas as leis de inovação para impulsionar e fomentar o crescimento tecnológico e empresarial. Ela falou sobre o papel articulador e apoiador da FIERN-COINCITEC para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação, através da formação de um time para analisar tecnicamente, propor melhorias e dar celeridade ao processo de atualização do Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“O Marco de CTI estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento, para dar segurança a todos, sejam empresas, pesquisadores e processos jurídicos e administrativos”, explica.
Fotos: Coincitec FIERN