Na Hora H

ABERTURA DA MOSTRA DE CINEMA DE GOSTOSO MARCA UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA EM NOITE MEMORÁVEL

Nesta sexta-feira (24) à noite, a Mostra de Cinema de Gostoso realizou a abertura oficial da 10ª edição, trazendo memórias de uma década de realização de sonhos, arte e conquistas para o cenário cultural do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil. O público estimado em mais de 1,2 mil pessoas, entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas, prestigiou a primeira noite.

A programação da 10ª edição é composta por nove logas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, distribuídos entre as mostras Competitiva, Panorama, Coletivo Nós do Audiovisual e Sessão Especial.

Neste ano, a parceria com a Petrobras viabilizou a inauguração de um novo espaço de exibição para a Mostra Panorama, batizado de Sala Petrobras. Localizada na praia do Maceió, em uma tenda climatizada em formato geodésico, a sala receberá quatro longas e sete curtas-metragens.

A estrutura montada nas areias da Praia do Maceió conta com uma tela de 12 m de comprimento por 6,5m de altura, projeção em resolução 2K, som Dolby 5.1. O número de 600 espreguiçadeiras transforma o local mais uma vez em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante.

Durante a abertura estiveram presentes a governadora Fátima Bezerra, a deputada federal Natália Benavides, o prefeito e São Miguel do Gostoso, José Renato Teixeira, o vice-prefeito Renato de Doquinha, entre outras autoridades e representantes dos patrocinadores e apoiadores.

Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre como tudo iniciou e como foi chegar até a 10ª edição. Eles agradeceram ao público e patrocinadores, apresentaram um vídeo sobre a programação e também chamaram para o palco os jovens que fazem parte do Coletivo Nós do Audiovisual. O Coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há dez anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens locais na produção audiovisual.

A noite de exibições começou com a exibição dos filmes do Coletivo Nós do Audiovisual, além da Mostra Competitiva, com o curta “As Marias”, um documentário dirigido por Dannon Lacerda (MS). Depois foi a vez da apresentação do longa “Saudade fez morada aqui dentro”, com direção de Haroldo Borges. Um filme lindo, que emocionou a todos.

A Mostra segue até terça-feira (28), com programação totalmente gratuita. A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pela Petrobras e Salinor, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Grupo Banco Mundial, Governo Cidadão e Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio Interjato, Maxillusion, Visite RN, Emprotur, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, BrLab, DOT e Mistika. Realização: Heco Produções e CDHEC

Fotos: Rogério Vital

To Top