A dermatologista top Regina Jales irá presidir o 77º Congresso Brasileiro de Dermatologia (SBD), que acontecerá de 5 a 7 de setembro, no Centro de Convenções de Natal. Promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o evento marcará o retorno da cidade como anfitriã do maior congresso nacional do setor após duas décadas.
Segundo Regina, essa vai ser oportunidade única para os profissionais locais reciclarem seus conhecimentos dentro do que existe de mais atual na cosmiatria. Ainda de acordo com a médica, o congresso “promete ser moderno, vibrante e repleto de inovação científica e cultural”, pontua. Ao todo são aguardadas 3 mil inscrições de todo o país.
Formada em dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo e professora de Dermatologia da UFRN, Regina Jales está sempre antenada e atualizada sempre o que há de mais moderno na dermatologia e é figura presente nos maiores eventos da área. Além disse, também é escritora, já tendo lançado importantes livros como “Sentindo na Pele”.
Temas abordados
O congresso enfatizará a parte de Cosmiatria, em que os congressistas visitarão técnicas combinadas no tratamento facial; manejo das complicações em cosmiatria (preenchedores, bioestimuladores e a imunogenicidade dos injetáveis, fios, tecnologias, peelings e toxinas), bem como novos tratamentos sistêmicos na cosmiatria em casos de melasma, acne, rosácea, alopecia, cabelos e unhas, envelhecimento e fotoproteção. E mais: flacidez corporal, melasma e outras discromias, estrias, celulites e cicatrizes, além de cuidados cosmiátricos com a pele, cabelos e unhas, também serão abordados pelos palestrantes.

Nem temas controversos foram esquecidos pelos organizadores, como o PDRN (DRN (Polynucleotide DNA Repair, um produto novo que estimula a terapia de regeneração celular, diminuindo as rugas e linhas finas de expressão), exossomas, lipolíticos, toxinas, entre outros temas. Na parte teórica do evento serão abordados temas como a arte e ciência no tratamento do contorno, lifting e reposição volumétrica; tratamento das áreas extrafaciais expostas; tratamento corporal de áreas não expostas; arte e ciência no tratamento do olhar e sorriso e tratamento corporal de áreas não expostas.
Já entre os temas Teóricos – Práticos (PPV), os palestrantes mostrarão ao público diversos casos clínicos de tratamentos realizados rotineiramente pelos médicos dermatologistas, como aplicações avançadas de toxina botulínica, preenchedores, bioestimuladores, fios de sustentação e principalmente, a associação com as tecnologias que fazem tanto sucesso no rejuvenescimento. Por fim, a parte clínica abordará com profundidade os Imunobiológicos, medicamentos que mudaram a história de doenças como a psoríase.
Recorde em cirurgias plásticas
Em 2022, o Brasil realizou aproximadamente 3,02 milhões de procedimentos cosméticos/estéticos, incluindo cirurgias e tratamentos não cirúrgicos. Esse número representa um crescimento expressivo em relação aos 2,72 milhões registrados em 2021. “O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de cirurgiões plásticos e procedimentos plásticos, perdendo apenas para os Estados Unidos”, enfatiza
