Na pequena estrada que liga Muriú a Jacumã, foi erguida um pequena igreja que foi crescendo crescendo… e hoje é orgulho para a comunidade, veranistas e para o seu pároco Padre Gutemberg.
O terreno foi doação do Seu Bessa (dono do Mercadinho da Construção na vizinhança), morador da comunidade. Aos poucos, os paroquianos donas de casa, comerciantes e pescadores foram arrecadando doações e levantando a obra.
Eis que surgiu o casal Da Graça e Augusto Viveiros, que já acompanhava o Padre Gutemberg nas missas dominicais de Jacumã e resolveu abraçar a causa. Convocou a prima arquiteta Cacá Ferreira de Souza, a quem entregou o projeto e foram em busca de doações com livro de ouro e doações de materiais de construção arrecadados entre os veranistas de Jacumã e Porto Mirim.
A igreja do Imaculado Coração de Maria está finalizada, e poucas aqui em Natal são tão bonitas e ricas em detalhes como ela.
Na última semana, numa concelebração tendo a participação do Arcebispo Dom João e dos padres Gutemberg e Inácio, a igreja foi inaugurada. No altar, um detalhe peculiar: a toalha em linho foi doação de Da Graça e Augusto, com barra em crochê feito pela saudosa D. Lúcia Viveiros. A celebração reuniu a comunidade católica e os veranistas que ajudaram na obra.
Augusto, colecionador de obras sacras, conhecedor dos melhores artesãos do Nordeste, garimpou peças lindas que estão instaladas na igreja. Os cristos do altar, os anjos lindos das colunas, as cruzes são do artesão pernambucano Nicola; tem também obras de artesãos de Campina Grande e de Tracunhaém. A Via Sacra de Flávio Freitas e a elegante Sala do Santíssimo.
Uma obra pra se registrar e exemplo a ser seguido pelos veranistas de Muriú na sua linda igreja e Jacumã na pequena capela, ambas no centro das comunidades.
Aos domingos, as missas de Jacumã se realizam às 9h, e na de Porto Mirim no horário de 10h30. A maioria das fotos foram tiradas por mim na missa do último domingo e mostram alguns detalhes e obras.
Vale ir à celebração e aplaudir a bela obra um exemplo de SOLIDARIEDADE CRISTÃ.
Parabéns.