Nossa Coluna

DESABAFO LEI ALDIR BLANC, POR JUBILEU FILHO

Por Jubileu Filho

É com grande indignação que venho manifestar minha perplexidade em relação ao resultado do edital PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) executado pela Secretaria de Cultura do RN, no qual o projeto “Jubileu toca Juvanklin” recebeu nota zero.

O projeto foi concebido com o intuito de resgatar e valorizar a obra do mestre João Juvanklin, um pilar da música instrumental potiguar, através de um EP audiovisual que contribuiria de maneira significativa para a preservação e disseminação do nosso patrimônio cultural.

Considero incompreensível que uma iniciativa tão importante para a cultura local, construída com dedicação e amor à arte, seja desqualificada sem a devida justificativa. É lamentável que um trabalho voltado à valorização da nossa rica herança musical não tenha encontrado o devido reconhecimento no processo de avaliação.

Deixo aqui minha solicitação à Secretaria de Cultura por esclarecimentos transparentes e detalhados sobre os critérios utilizados para atribuir essa nota. Como artista comprometido com a promoção da música potiguar, acredito que é essencial uma análise criteriosa e responsável para que projetos de tamanha relevância não sejam ignorados.

O problema não é ser desclassificado e sim receber nota zero da banca avaliadora. Será que a nossa trajetória tem relevância zero mesmo? Eu tenho absoluta certeza que não!

Reforço meu compromisso em continuar batalhando para que nossa arte, nossos mestres e nossa história sejam devidamente valorizados. A cultura potiguar merece o respeito e o incentivo que são a base para continuidade e crescimento.

NOTA QUE TRANSCREVO da coluna do coleguinha Alex Medeiros. Como ele fico perplexa com esse resultado e pergunto quem são “esses avaliadores” que intelectualmente não conhecem a importância de Juvanklin e a seriedade do grupo de Jubileu e dar nota ZERO. Imoral e desrespeitoso com a cultura.

Jubileu Filho´é multiinstrumentista, Produtor Musical e Arranjador. Com 42 anos de carreira, iniciou na música aos 10 anos de idade. Já conquistou muitas realizações na estrada musical. Tem três álbuns instrumentais, mais de 20 anos liderando a banda Perfume de Gardênia, e é referência como instrutor de guitarra, sendo convidado por diversos festivais pelo país.

To Top