Na Hora H

ALÔ, AMANTES DOS BICHINHOS

O cemitério, crematório e funerária Morada da Paz, pertencente ao Grupo Morada, reconhece o avanço representado pela aprovação do Projeto de Lei no 60/2025 da Câmara Municipal de Parnamirim, que autoriza o sepultamento e a cremação de animais de estimação em cemitérios públicos e privados da cidade. Agora, a implementação da lei aguarda sanção do Executivo. Caso seja confirmada, Parnamirim será a primeira cidade do Rio Grande do Norte a regulamentar esse tipo de despedida.

O Morada da Paz, que opera o maior cemitério privado de Parnamirim, já estuda os ajustes operacionais necessários para, caso regulamentado, oferecer o sepultamento de pets nos jazigos familiares de seus tutores, seguindo todas as normas de segurança e proteção ambiental.

O avanço da proposta em Parnamirim acompanha um movimento nacional de modernização do setor funerário e de reconhecimento das transformações no núcleo familiar. A expectativa é de que, se sancionada, a medida fortaleça a liberdade de escolha das famílias em relação às formas de despedida, especialmente aquelas que desejam manter perto os vínculos afetivos que marcaram sua história.

A iniciativa estabelece critérios sanitários, ambientais e técnicos para garantir segurança no manejo dos corpos dos animais. Para o Morada da Paz, a proposta representa uma convergência com práticas já adotadas na operação e reforça um olhar mais humanizado sobre os vínculos afetivos contemporâneos.

To Top